A Citroën divulgou nesta quarta-feira,27, as primeiras fotos oficiais do Basalt Vision, carro-coceito que, na verdade, é praticamente a versão final do SUV com carroceria cupê que será fabricado em Porto Real, RJ.

Terceiro e último modelo do chamado Projeto C- Cubed, iniciado com o C3 e que teve continuidade recentemente com o C3 Aircross, o Basalt de linha chegará às concessionárias ainda em 2024, mas no segundo semestre.

A Citroën afirma que o Basalt foi desenvolvido na América do Sul com forte integração local, será o topo da linha de produtos nacionais e terá papel relevante para as exportações  a mercados da América do Sul.

As primeira imagens liberadas limitam-se ao exterior. Fontes do setor, entretanto, asseguram que o acabamento interno será bem superior aos disponíveis nas várias versões dos irmãos C3 e especialmente do C3 Aircross, que definitivamente deixa a desejar diante da média dos concorrentes.

Citroen Basalt

“Estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e fortalecerá a nossa posição nos principais mercados”, afirmou em nota oficial Thierry Koskas, CEO global da Citroën.

Ainda que a Citroën ressalte a exclusividade das linhas de seu futuro SUV, a rigor as primeiras observações de sua silhueta remetem  imediatamente ao Fastback, primo próximo também produzido pela Stellantis sob a marca Fiat em Betim, MG, desde meados de 2022. A dianteira, porém, tem forte identificação com os dois modelos predecessores do Projeto C-Cubed.

LEIA MAIS

Só no Brasil, Stellantis investirá R$ 30 bilhões de 2025 a 2030

Mesmo sem informações mais técnicas, dá para perceber que, a exemplo de outros SUVs cupês, como o próprio Fastback, o Basalt deve dispor de um generoso porta-malas.

Também é mais do que racional contar com o conhecido motor 1.0 turbo flex disponível no C3 Aircross e em outros modelos da Fiat e Peugeot. Eventualmente, numa provável versão esportiva, do turbinado 1.3, oferecidos nos Jeep e na picape Fiat Toro.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!