Mais um dirigente mundial do setor automotivo veio ao Brasil reunir-se com o presidente Luís Inácio Lula da Silva para anunciar novos investimentos no Brasil. Desta vez foi o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, que em encontro na manhã desta quarta-feira, 6, revelou novo ciclo de R$ 30 bilhões a ser aplicado no País de 2025 a 2030. Na Argentina o aporte será de R$ 2 bilhões.

Entre renovação de linha e lançamentos inéditos, serão 40 modelos apresentados no período e oito novos powertrains, revelou o COO da empresa na América do Sul, Emanuele Cappellano.

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O caminho no Brasil será o flex-fuel (etanol) com eletrificação, a partir das já anunciadas tecnologias Bio-Hybrid. “O Brasil tem esta característica estupenda”, afirmou lembrou Tavares. “No caso do flex, a emissão equivale à de um veículo elétrico se for considerado do poço à roda. Produtos vão ser amigos do meio ambiente e ao mesmo tempo mais acessíveis.”

O CEO da Stellantis disse que o encontro com Lula serviu não só para anunciar o maior investimento da história da Stellantis no Brasil mas, também, para elogiar o Mover, “um programa inteligente que vai trazer pra o Brasil mobilidade segura, limpa e acessível”.

Ainda no segundo semestre deste ano será lançado o primeiro híbrido no mercado brasileiro. Tavares deixou claro que não adianta ter só produtos 100% elétricos se a classe média não puder comprá-los. Para reduzir custos, afirma, é preciso ter volume e, por isso, a empresa trabalha visando ter modelos que caibam no bolso do consumidor.

“É um dia de festa”, destacou Tavares em coletiva após o encontro com Lula. “Estamos muito satisfeitos com o que acontece na América Latina. Somos a primeira marca na região e ainda mais forte no Brasil. Nossa empresa foi criada há três anos, é uma criança, mas temos números excelentes no mundo e tem operações rentáveis globalmente, inclusive na região.

Sobre aumento de capacidade, o CEO da Stellantis comentou que atualmente há ociosidade no conjuntos das plantas brasileiras: “Se o mercado continuar comprador e houver necessidade futuramente, teremos como ampliar a produção”.

A Stellantis conclui este ano investimento de R$ 16,5 bilhões, que contemplou lançamentos de todas as suas marcas —  Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram — e também envolveu o início do projeto de desenvolvimento de modelos eletrificados.

Além do CEO da Stellantis, também estiveram no Brasil neste início de ano o presidente da General Motors International, Shilpan Amin, em janeiro, e no mês passado o presidente-executivo global do grupo Hyundai, Euisun Chung. A marca sul-coreana anunciou ciclo de US$ 1 bilhão no Brasil até 2032 e a GM de R$ 7 bilhões.

Outras montadoras, em eventos em São Paulo, também revelaram novos aportes recentemente, casos da Volkswagen e da Toyota.

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Fotos: Stellantis

Alzira Rodrigues
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