A Xiaomi Automobiles, braço automotivo da gigante chinesa de smartphones e eletrônicos, lançou oficialmente nesta quinta-feira, 28, o SU7, seu primeiro carro elétrico. O modelo, um sedã com características esportivas, já havia sido apresentado no fim de 2023 como potencial rival de  elétricos  consagrados de marcas premium, como Porsche Taycan e Tesla Model S.

O carro da Xiaomi  tem na versão de entrada tração traseira e um motor elétrico de 220 kW, perto de 300 cv de potência, e 400 Nm de torque. O conjunto, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, é alimentado por bateria de 73,6 kWh, que, calcula a motnadora, pode assegurar 700 km pelo ciclo de testes da China.

Já a configuração superior, ainda mais esportiva, tem bateria de 101 kWh e autonomia de 800 km pelo mesmo critério. A tração é integral e dois motores fornecem 645 cv de potência e permite aceleração de 0 a 100 km/h em somente 2,7 segundos, com velocidade máxima de 265 km/h.

Lei Jun, CEO e fundador da Xiaomi, revelou que a versão de entrada será vendida na  China por 215,9 mil yans, algo como US$ 30 mil na China,  contra o preço incial de 245,9 mil  yuans  de um Telsa Model 3.

O executivo também enfatizou que 50 mil unidades foram encomendadas nos primeiros 27 minutos pósa abertura das vendas, às 22 horas desta quinta-feira, horário de Pequim, e que a empresa poderá produzir um atuomóvel a cada 76 segundos. As entregas começarão em abril. 


O veículo conta com o Xiaomi HyperOS, nova interface presente em uma série de aparelhos da marca. Com ela, o carro podeser integrado com, por exemplo, a linha smart home, garantindo  rotina aos usuários com ecossistema mais inteligente “Você x Seu carro x Seu lar ”. A Xiaomi também desenvolveu a maioria dos sistemas adotados no carro, assim como os motores.

O SU7 tem 4.997 mm de comprimento, 1.963 mm de largura, 1.455 mm de altura e 3.000 mm de distância entre-eixos. O porta-malas abriga 517 litros. No interior, destaque para a grande tela da central multimidia de  16,1 polegadas, quadro de instrumentos de 7,1 polegadas e duas telas na traseira para os passageiros.  Não faltam recursos de auxílio à condução e equipamentos como radarese onze câmeras.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!