Muito em função de uma base de comparação baixa, as vendas de veículos importados no País apresentaram ritmo de crescimento da ordem três dígitos. Ao fim do primeiro trimestre, as associadas da Abeifa registraram licenciamentos de 20,4 mil unidades, expansão de 213,5% sobre as 6,5 mil negociadas no mesmo período do ano passado.

Somente em março, as entregas de importados somaram 8,3 mil emplacamentos, volume que representou altas de 38,6% sobre o volume de fevereiro (6 mil unidades) e de 198% em relação ao anotado há um ano, de apenas 2,8 mil veículos importados vendidos.

LEIA MAIS

→Associadas da Abeifa mais que dobram vendas de importados em 2023

As vendas de veículos produzido no Brasil, representadas somente pela Land Rover, única marca das associadas da Abeifa a manter produção nacional, fechou o trimestre com 415 unidades, 31,7% maior na comparação com o apurado entre janeiro e março de 2023 (315 unidades).

Em um recorte do balanço, a Abeifa destaca a representatividade das associadas em veículos eletrificados. No primeiro trimestre, as marcas entregaram 18,7 mil unidades, além de vendas quase 300% maior em relação ao acumulado de um ano atrás (4,7 mil), o volume participou com 51,9% das vendas no mercado total do segmento de pouco mais de 36 mil unidades.

“Nossas associadas respondem por mais da metade dos veículos eletrificados no Brasil, o que mostra a nossa verdadeira vocação, a de trazer tecnologia”, resume Marcelo de Godoy, novo presidente da Abeifa, eleito no dia 13 de março último, ao lado de Juliana Lauro (vice-presidente) e Rodrigo Soares (diretor financeiro).


Foto: BYD/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!