Ricardo Bastos foi reeleito presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O dirigente terá pela frente mandato de mais dois anos. Assembleia também aprovou novo Conselho Diretor, que cresceu de 20 para 30 integrantes, além de incorporar cinco novas diretorias (técnica, relações institucionais, comunicação, assuntos internacionais e administrativo-financeiro).

“Nesse novo mandato, meu principal objetivo é consolidar a eletromobilidade como um processo irreversível no Brasil e aprofundar o relacionamento da instituição com o governo e outras entidades do setor”, afirmou em nota Ricardo Bastos. “Também pretendemos profissionalizar cada vez mais a ABVE e ampliar sua estrutura de funcionamento.”

Bastos está à frente da associação desde março 2023, ocasião em que foi eleito para substituir Adalberto Maluf, que renunciou para assumir a Secretaria Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

A ABVE, hoje, tem 124 associados e, recentemente, incorporou representantes de novas empresas, como iFood, Raízen, 99 App, Vehya, Vibra e Companhia Brasileira do Lítio. Passou a incluir também dirigentes de empresas como Amazon, General Motors, Ford e EDP, que não participavam da diretoria anterior.

Ricardo Bastos é economista. Acumula 25 anos de experiência no setor automotivo, com passagens pela Ford e Toyota. Foi um dos responsáveis pela estratégia de eletrificação e introdução no País de veículos híbridos flex. Também atuou na área ambiental e de ESG, participando da criação e ocupando a presidência da Fundação Toyota do Brasil por sete anos. Atualmente, é diretor de Assuntos Institucionais da GWM.


Foto: GWM/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!