Luis Fabiano Alves Penteado assume nova área de Pessoas, Jurídico e Assuntos Governamentais

A Volkswagen Financial Services Brasil (VWFS), braço financeiro do grupo automotivo, nomeou Luis Fabiano Alves Penteado como diretor de Pessoas, Jurídico e Assuntos Governamentais. A diretoria é nova na financeira e reúne diversas áreas: Cultura, Desenvolvimento e Diversidade, Workplace e Bem-Estar, Comunicação Corporativa e Experiência do Funcionário, ESG, Tributário, Ouvidoria, Privacidade de Dados, Compliance, Relações Governamentais e Assuntos Jurídicos.
“Nosso principal desafio é estabelecer uma maior sinergia entre profissionais de RH, compliance e jurídico, com o intuito de identificar os principais riscos, necessidades e oportunidades trazidos pelas discussões em voga na sociedade. A partir daí, devemos buscar o melhor posicionamento estratégico possível, sempre alinhados às demais marcas do Grupo Volkswagen no país”, observa em nota o executivo.
Penteado ingressou no Grupo Volkswagen em 2003. Passou pelas áreas fiscal e tributária antes de assumir a diretoria jurídica, em 2017. Atualmente, é membro dos comitês Executivo e de ESG e Sustentabilidade, além de atuar como presidente do Conselho Fiscal da Volkswagen Previdência Privada. Integra também o Conselho de Curadores da Fundação Grupo Volkswagen e o Conselho de Administração da LM Soluções de Mobilidade. Por dez anos, também fez parte do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), julgando mais de 1,5 mil processos.
O executivo é advogado, com especializações em Direito Empresarial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e em Direito da Economia e Tributação Internacional, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cursou o Programa de Desenvolvimento Gerencial em Administração e Negócios, formação executiva da IESE Business School, em Barcelona, e é certificado como Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e como Conselheiro de Entidade Fechada de Previdência, pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).
Foto: VWFS/Divulgação
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista