Montadora paralisa produção por 36 dias a partir desta terça-feira, 11. Lay-off seria para adequar oferta à demanda.

AGeneral Motors informa que está em processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, RS, para a adoção de um período de suspensão temporária de contratos de trabalho (lay-off), que deverá afetar parcialmente a produção.
“A medida, caso aprovada, tem como objetivo adequar a produção da fábrica responsável pelos modelos Onix e Onix Plus à demanda atual do mercado”, revela a montadora em nota na qual também confirma a concessão de férias coletivas no complexo gaúcho a partir de amanhã, terça-feira, 11.
LEIA MAIS
→GM vai parar produção em Gravataí por 30 dias
→Citroën dá descontos para C3, Aircross e até para o Basalt por um mês
Com relação às férias, a empresa justifica a parada à necessidade de atualização e modernização de processos em algumas áreas da produção.
“Além das coletivas de 11 de fevereiro a 7 de março, haverá days off de 10 a 14 e no dia 17 de março”, informa. Ou seja, a montadora vai parar por 36 dias e ainda assim quer acertar com os trabalhadores a adoção do lay-off.
A suspensão temporária do trabalho está sendo negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e está programada uma assembleia para esta segunda-feira, 10, na parte da tarde.
“A GM reforça seu compromisso com seus colaboradores e parceiros e continuará monitorando o cenário econômico para tomar decisões alinhadas às necessidades do momento, sempre em diálogo com as partes envolvidas”, destaca a montadora em nota divulgada hoje.
Curioso sobre a alegação de necessidade de adequação da oferta à demanda é que o mercado automotivo brasileiro começou o ano aquecido, com crescimento no comparativo interanual. Até o momento, nenhuma outra empresa informou sobre ajustes necessários, embora algumas marcas estejam fazendo promoções de varejo para movimentar a rede, caso da Citroën e Nissan.
Foto: Divulgação/GM
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista