Em parceria com Toyota e Hyundai, entre outras empresas, é a primeira estação experimental do gênero no mundo

AUniversidade de São Paulo anuncia o início de destes com hidrogênio renovável a partir do etanol produzido na primeira estação experimental do gênero no mundo. Além de três coletivos de transporte público da USP, participam do projeto o Toyota Mirai e o Hyundai Nexo, ambos movidos a hidrogênio.
Conduzido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade, a iniciativa representa um marco na busca por soluções energéticas limpas e na transição para uma economia de baixo carbono.
LEIA MAIS
→Na USP, estação de abastecimento de hidrogênio a partir do etanol
Localizada dentro da USP e fruto de um investimento de R$ 50 milhões, a planta-piloto tem capacidade para produzir 100 quilos de hidrogênio por dia. O projeto conta com a colaboração de grandes empresas e instituições, como Shell Brasil, Raízen, Hytron e Senai, além da Toyota, Hyundai, Marcopolo e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).
Nesta primeira fase, serão avaliados a taxa de conversão de etanol em hidrogênio e os índices de consumo e rendimento do combustível nos veículos.
“Estamos promovendo uma revolução na matriz energética ao demonstrar que é possível produzir hidrogênio sustentável a partir do etanol, com grande eficiência logística”, explica Julio Meneghini, diretor científico do RCGI.
Segundo explica, o Brasil tem condições únicas para esse desenvolvimento pro conta da infraestrutura já consolidada para o etanol.
“Isso abre possibilidades para a descarbonização da indústria em setores com alto nível de emissões, como o siderúrgico e a cimenteiro, além dos setores químico e petroquímico, na produção de fertilizantes e no transporte de carga e passageiros em larga escala”, complementa Meneghini.
A produção de hidrogênio dessa planta-piloto ocorre por meio da reforma a vapor do etanol, um processo químico no qual o etanol reage com água sob altas temperaturas, resultando na liberação de hidrogênio.
Foto: Divulgação/Toyota
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…