Desde que Carlos Tavares deixou a empresa e o cargo de CEO da Stellantis no fim do ano passado, a montadora vem prometendo anunciar seu sucessor ainda antes do fim deste primeiro semestre. Especulações e nomes não faltaram nesses mais de seis meses, mas o mais recente cotado para a vaga é bastante conhecido dos brasileiros.
A prestigiosa agência de notícias Bloomberg noticiou que Antonio Filosa, atual responsável pela operação da empresa na América do Norte, é o atual mais forte candidato ao posto mais importante do conglomerado automotivo criado há pouco mais de quatro anos e detentor de 15 marcas de veículos e comerciais leves.
Após a saída de Tavares, a Stellantis vem sendo comandada por um comitê diretivo presidido por John Elkann, também presidente do Conselho de Administração, do qual também faz parte o italiano Filosa. A Bloomberg afirma, sem revelar, que ouviu duas fontes que estão a par do processo de escolha.
LEIA MAIS
→ Goiana chega aos 10 anos com alto prestígio para a Stellantis
→ América do Sul aumenta participação nas vendas mundiais da Stellantis
Antes de migrar para os Estados Unidos, o italiano Filosa comandou a operação latino-americana da montadora por cinco anos até o fim de 2023. Na verdade, coube a ele constituir a Stellantis na região, a partir da fusão global oficializada em janeiro de 2021, da FCA, montadora que ele mesmo comandava na América Latina, com a PSA.
O executivo esteve à frente das operações na América do Sul de 2018 a 2013. Nesse período, a participação da fabricante na América do Sul saltou de 16,7% para 24%, hoje segue líder absoluta e tem nada menos do que 30% de penetração no Brasil, o maior mercado sul-americano.
Foto: Divulgação
- Puxadas pela Argentina, exportações de veículos cresceram 32% - 15 de janeiro de 2026
- Depois de escorregão em 2025, picapes grandes terão sequência de lançamentos - 14 de janeiro de 2026
- Volkswagen aproveita “boom” dos SUVs e amplia vantagem sobre a Jeep - 14 de janeiro de 2026


