Mercado

Vendas de veículos crescem 5% na primeira quinzena de junho

Com 19,3 mil licenciamentos, Volkswagen encostou na líder Fiat

A primeira quinzena de junho praticamente sustentou o ritmo de crescimento das vendas de automóveis e comerciais leves em 2025. Levantamento da consultoria Bright aponta que os licenciamentos no período esbarraram nas 97 mil unidades, 5% a mais do que nas duas primeiras semanas de junho do ano passado.

Com esse resultado, o mercado interno já acumulou 1,02 milhão de unidades negociadas de janeiro até a primeira quinzena de junho, 6% a mais do que em igual período de 2024.

Mais uma vez as vendas diretas responderam pela maior parte das negociações, com 52,7% do total, a maior participação da modalidade ao longo de 2025. Em maio, por exemplo, chegaram a 50% e em junho do ano passado  limitaram-se a 43,5%. No ano, a média é de 46,1%, quatro pontos porcentuais a mais do que em 2024.

“Isso mostra um avanço consistente nas operações com frotistas, locadoras e clientes corporativos, que vêm impulsionando o mercado em 2025 ” destaca a consultoria.

Anda que tenha se mantido na segunda colocação entre as marcas mais negociadas, a Volkswagen merece destaque ao registrar crescimento de 3,5 pontos porcentuais na sua participação. Saltou de 16,4% para 19,9%. Com 19,3 mil licenciamentos, também contou com forte colaboração das transações diretas e da presença consolidada entre os grandes frotistas.

Na contrapartida, a Fiat perdeu 0,7 ponto porcentual, mas seguiu na ponta do ranking com 20 mil emplacamentos, número que equivaleu a 20,7% de participação.

Dentre as cinco marcas mais vendidas, a Hyundai, quarta colocada, amargou decréscimo de 1,7 ponto porcentual, para 9,7%, ao vender 9,4 mil veículos. Ficou quase um ponto atrás da Chevrolet (10,6%), com 10,3 mil licenciamentos. A Toyota completou o quinteto com 7,4 mil unidades e  7,7%.

Vendas por marca na primeira quinzena

Fiat – 20.024 (20,7%)
Volkswagen  – 19.263 (19,9%)
Chevrolet  – 10.270 (10,6%)
Hyundai – 9.417 (9,7%)
Toyota – 7.439 (7,7%)

Os modelos eletrificados cresceram bem acima da média. As 8,9 mil unidades emplacadas representaram avanço na quinzena de 36% frente ao registrado em igual período de junho de 2024 e 9,2% do total de licenciamentos deste mês.

No acumulado de 2025, já são 99,4 mil veículos híbridos e elétricos negociados, crescimento de 40,7% na comparação interanual. A participação média dessas tecnologias no ano já é de 9,7%.

LEIA MAIS

→ VW esgota lote promocional e Tera MPI passa a custar R$ 103.990

→ Vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Em junho, os elétricos puros acumularam 2,9 mil unidades vendidas, 32,4% dos eletrificados, seguidos pelos híbridos plug-in, 2,5 mil e 28%, híbridos leves, 2 mil e 23%, e híbridos convencionais, 1,5 mil e 16,6%.

As marcas chinesas tiveram leve retração na quinzena, com participação de 7,2% frente aos 8% de maio. “A queda pode estar ligada a oscilações nas entregas e campanhas promocionais menos agressivas”, pondera a Bright.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás