Em continuidade a plano de redução na sua pegada de carbono, a Marquise Ambiental integrou na frota mais um lote de caminhões Scania movidos a biometano para serviços de coleta de resíduos. O negócio faz parte de investimento de R$ 25 milhões para aquisição de 18 unidades da fabricante, que serão entregues por etapas.

Modelos entregues anteriormente à empresa, de três semipesados P 280 XT, já operam em cidades como Fortaleza (CE) e Osasco (SP). Nesta segunda remessa, a companhia recebeu o Scania G 280 XT com compactadores da Planalto, de Goiânia (GO), que serão distribuídos para diversas cidades do País.

Ao adotar o biometano como combustível, a redução da emissão de gases de efeito estufa chega a ser de 90% em relação ao diesel. “Investimos na ampliação do uso de veículos movidos a biometano e em novos projetos para atuar em localidades onde, no futuro, poderemos desenvolver um ciclo completo – coletar os resíduos, gerar o biogás, produzir o biometano e abastecer nossas operações com combustível renovável, agregando valor à cadeia produtiva de resíduos sólidos”, resume em nota Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.

LEIA MAIS

→Viação Santa Cruz e Scania colocam ônibus rodoviário a gás para rodar

→Gás Verde e Scania aceleram a descarbonização no transporte

→Necta Gás Natural e Scania juntas em plano de descarbonização

De acordo com a Scania, há negociações em curso com a empresa para novas aquisições. “Esta parceria é muito importante para nossa jornada de descarbonização do transporte de coleta de resíduos. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1,5 mil unidades negociadas. Nos últimos seis anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia construindo pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás”, conta Fernando Madrid, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.

O Scania G 280 XT tem motor ciclo Otto de 9 litros de 280 cv e 1.350 Nm de torque que pode ser alimentado com gás natural ou biometano. Comporta oito cilindros para uma capacidade de armazenamento de 230 m³ de gás, o que garante autonomia suficiente para as operações urbanas de coleta diárias.


Foto: Divulgação Scania

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!