Passados os primeiros cinco meses de 2025, as vendas de carros elétricos a bateria na União Europeia superaram 701 mil unidades.

A tecnologia respondeu 15,4% do total aproximado de 4,55 milhões veículos negociados no período, 0,6% a menos. Em maio, a União Europeia consumiu 911,6 mil veículos, 1,6% a mais do que em igual mês do ano passado.

De acordo com levantamento da Acea, a associação das montadoras europeias, as vendas de elétricos em três dos quatro maiores mercados do bloco, responsáveis ​​por 62% de todos os registros do segmento, cresceram de janeiro a maio.

Enquanto na França o segmento encolheu 7,1%, de 128,5 mil para 119,5 mil unidades, na Alemanha avançou expressivos 43,2%, para 201 mil veículos — mercados que encolheram, respectivamente, 8,2% e 2,4%, para 1,17 milhão e 733 mil unidades.

Os números acumulados no ano também mostram fôlego maior dos modelos híbridos fechados, que somaram 1,6 milhão de registros, 19,8% de crescimento, impulsionados particularmente pela maior demanda na França (+38,3%), Espanha (+34,9%), Itália (+13,8%) e Alemanha (+12,1%). Os negócios com híbridos plug-in cresceram menos, 15%, e somaram 375 mil veículos.

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Enquanto elétricos e híbridos crescem na preferência dos consumidores, carros a combustão perdem cada vez mais espaço. De janeiro a maio, foram negociados na União Europeia 1,3 milhão de unidades movidas a gasolina, 20% a menos do que em igual período do ano passado.

Os abastecidos com diesel tiveram resultado ainda pior: somente 433 mil chegaram às ruas, queda de quase 27% na comparação anual.


Foto: Divulgação

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