Por meio de comunicado à imprensa, a Tupy, gigante brasileira do setor de fundição com mais de 80 anos, anunciou nesta segunda-feira, 18, a compra da tradicionalíssima MWM do Brasil, braço da Navistar International Corporation. O negócio, estimado em R$ 865 milhões, está sujeito ainda a aprovação das autoridades antitruste brasileiras.

“Juntas, MWM e Tupy, tornam-se uma companhia singular no mercado, que reúne em um só fornecedor serviços de fundição, usinagem, montagem, validação técnica e atividades de engenharia associadas”, avaliou Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, que destaca na MWM o capital intelectual e tecnológico e a credibilidade técnica.

“Essa visão de negócio possui completa sinergia com as iniciativas anunciadas pela Tupy Tech ao longo do ano passado, dentre as quais o desenvolvimento de materiais, geometrias e usinagem de componentes apropriados ao hidrogênio como combustível e para carros de passeio híbridos a etanol ou gasolina, soluções para reciclagem e reutilização das baterias de íon-lítio”, acrescentou o comunicado da empresa.

fernando rizzo Tupy

Rizzo: integração e diversidade de segmentos.

Nascida há 69 anos, a MWM fornece motores a diesel para fabricantes de veículos comerciais. Também produz grupos geradores e atua no mercado de reposição de componentes. Com fábrica na Zona Sul da cidade de São Paulo, já montou mais de 4,5 milhões de motores desde sua fundação, como os  autais MAN D08 e MAN D26, fornecidos para os veículos pesados da Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma das grandes clientes da empresa e, não por coincidência, também braço dao Grupo Traton, igualmente dono da Navistar.

No mês passado, MWM e VWCO renovaram, até o fim de 2027, acordo para a montagem dos dois motores. Sob manufatura da MWM, já foram fabricados mais de 200 mil motores MAN para o mercado interno e exportação.

Com receita líquida da ordem de R$ 2,7 bilhões em 2021, a MWM também tem anunciado parcerias para o desenvolvimento e fabricação de produtos com gás natural, biogás e biometano — inclusive  para o segmento do agronegócio —, acordos e atividades que seguirão e serão intensificados sob a gestão da Tupy, que também é fornecedora de componentes para montadoras de caminhões, máquinas agrícolas e de construção, e possui seis fábricas no Brasil, Portugal e México.

LEIA MAIS

→ BMW, Tupy e Senai se unem em projeto de reciclagem de baterias

→ Tupy adquire somente as operações da Teksid no Brasil e Portugal

Em outra frente , a Tupy passa a contar com seiscentos pontos de venda e cerca de trezentas oficinais credenciadas da MWM para avançar na distribuição de peças à frota nacional de motores diesel e gás, assim como para grupos geradores e o segmento marítimo.

Segundo a Tupy, o negócio viabilizará a entrada da empresa ainda no setor de Energia & Descarbonização. “O uso de biogás e biometano para geração de eletricidade e como combustível para frotas de caminhões, ônibus e tratores agrícolas é a principal rota para a descarbonização da indústria nacional e exportadora de proteínas, laticínios, açúcar e etanol”, completa José Eduardo Luzzi, CEO da MWM.


Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!