Um eixo desenvolvido para aplicações severas em mineração é o novo produto do portfólio da Cummins no Brasil. O MT 38-610 para veículos fora de estrada tem capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto de eixo e Peso Bruto Combinado (PBC) de até 150 toneladas.
Segundo a fabricante, o MT 38-610 é resposta a uma necessidade operacional cada vez mais presente em aplicações fora de estrada, como o transporte de materiais entre áreas de escavação e processamento em terrenos irregulares e sem infraestrutura viária.
O novo eixo foi desenvolvido pela operação brasileira em colaboração com a engenharia global da empresa dedicada ao segmento off-highway e combina soluções já aplicadas em veículos canavieiros e madeireiros.
O processo de validação, entretanto, envolveu mais de 80% dos testes realizados nos laboratórios da unidade de Osasco, SP, com testes complementares feitos nos Estados Unidos.
LEIA MAIS
→ Centro técnico da Cummins Brasil se torna referência global
→ Cummins inicia testes de campo com motor etanol/diesel em 2026
O novo eixo foi concebido para ser montado na própria planta paulista, sem grandes adequações industriais e aproveitando a linha já existente de eixos com redução no cubo.
“O projeto mescla componentes consagrados, como a redução nos cubos, a novos conjuntos dimensionados especialmente para essa carga ”, enfatiza Thabata Prosdoskimis, supervisora de Engenharia do Produto da Cummins Brasil.
A montagem, destaca a Cummins, inclui peças com elevado porcentual de conteúdo local. Dentre os principais componentes nacionais estão as carcaças anterior e posterior dos eixos, caixa das engrenagens do cubo de roda, tambor de freio, freios, câmaras de freio, suportes das câmaras e itens de fixação.
Foto: Divulgação

