Um dia antes de divulgar os números do balanço financeiro do primeiro semestre de 2025, o Grupo Renault anunciou nesta quarta-feira, 30, François Provost como novo CEO e Presidente do Conselho de Administração da Renault S.A.
O mais importante cargo da montadora francesa estava vago há pouco mais de um mês, com a saída de Luca De Meo, que comandou a empresa por cinco anos. Nas duas últimas semanas, Duncan Minto, CFO da empresa, vinha ocupando interinamente o posto, enquanto o Conselho de Administração do Grupo Renault, presidido por Jean-Dominique Senanrd, avaliava um nome definitivo.
Francês de 57 anos, Provost assume como CEO já nesta quinta-feira, 31, um mandato de quatro anos. O executivo tem amplo conhecimento do grupo, no qual ingressou há 23 anos. Ele vinha exercendo a titularidade das áreas globais de Compras, Parcerias e Relações Públicas desde 2023.
Em nota, a empresa justificou a escolha de Provost pela sua “sólida experiência internacional em funções operacionais e estratégicas e profundo conhecimento dos desafios do setor e visão estratégica. “Além disso, suas atribuições garantirão a continuidade do desenvolvimento do grupo, especialmente em nível internacional, e por meio de parcerias.”
“Graças à sua expertise e conhecimento da empresa, seremos capazes de concluir a implementação do nosso plano estratégico, finalizar os termos do próximo e garantir sua execução bem-sucedida”, acrescentou Senard, durante reunião de formalização do novo CEO.
LEIA MAIS
→ Brasil é o sétimo maior mercado mundial do Grupo Renault em 2025
→ Boreal colocará Renault em novo patamar
“O Grupo Renault se beneficia de fundamentos sólidos, com equipes comprometidas, uma gama de produtos excepcional, marcas fortes e um modelo organizacional inovador. Esses serão ativos inestimáveis à medida que aceleramos nossa transformação em um ambiente cada vez mais exigente ”, completou Provost.
Engenheiro por formação o novo CEO ocupou vários cargos executivos na França e em toda a Europa, incluindo o de CEO da Renault-Nissan Portugal, de 2005 a 2008. Em 2010, tornou-se vice-CEO pela então Renault Rússia para depois ser Presidente e CEO da Renault Samsung Motors na Coreia do Sul ao longo de cinco anos. Posteriormente, tornou-se Diretor de Operações para a China, seguido da Ásia-Pacífico e, por fim, Diretor de Desenvolvimento Internacional.
Foto: Divulgação


