A empresa de energia EDP colocou em uso um ônibus elétrico abastecido integralmente com energia solar. O projeto-piloto, que demandou R$ 4,8 milhões, foi idealizado pela área de Pesquisa e Desenvolvimento do Complexo Termoelétrico do Pecém, no Ceará, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O ônibus, com chassi BYD 100% elétrico e carroceria Marcopolo, é operado pela empresa de transporte Gertaxi no transporte de funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina. Para percorrer a rota, que soma 70 quilômetros por dia, o veículo consome a energia solar armazenada nas baterias. A autonomia do ônibus totalmente recarregado, no entanto, é de 300 quilômetros.

Para o sistema de recarga das baterias, realizada nos intervalos entre as viagens, o projeto providenciou uma estação com 183 placas fotovoltaicas no estacionamento de empresa.

Para Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD, o ônibus movido a energia solar garante aos operadores desempenho e economia operacional, especialmente nas operações de curtas e médias distâncias. “É excelente oportunidade para o mercado de fretamento investir em mobilidade não poluente, não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população.”

Da parte da EDP, a empresa ambiciona estar na liderança da transição energética no País, e a mobilidade elétrica, como parte da transformação, tem recebido atenção especial da companhia. “O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, diz em nota Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP no Brasil.

A empresa de energia adianta que a próxima etapa do projeto, o próprio veículo receberá filmes fotovoltaicos instalados no teto. As células gerarão energia a partir da luz solar para alimentar itens complementares do ônibus, como carregadores de celular, sistema de iluminação, dentre outros que precisam de energia para funcionar.

LEIA MAIS

→Recarga ultrarrápida nos eletropostos da VW, Audi, Porsche e EDP

→EDP criará primeira rede de recarga ultrarrápida para veículos elétricos

→Ônibus elétrico da Byd é testado em transporte rodoviário


Foto: BYD/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!