A Volvo Car decidiu inovar no Brasil e está adotando a licença parental igualitária de 24 semanas para pais e mães, sem distinção do gênero e de como a criança foi gerada. A fabricante informa estar implantando essa política em todos os seus escritórios e fábricas ao redor do mundo, atingindo diretamente cerca de 40 mil funcionários

“Estamos muito felizes em conseguirmos implementar essa nova licença aqui no Brasil”, comenta Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e chefe da Latin America Hub. “Sabemos que isso não é comum em nosso País e podemos até ser exemplo para outras empresas indo além do que a legislação exige. E, de alguma forma, contribuir ativamente para o início de vida das crianças que terão os pais por perto”.

A marca de origem sueca já mantinha política local, com base no Programa Empresa Cidadã, de garantir licença de 6 meses para as mães e 20 dias para os país. “Estamos pensando em primeiro lugar nas pessoas e na qualidade de vida dos nossos funcionários”, destaca Eliane Trinca, diretora de People Experience e Responsabilidade Social Volvo Car Latam Hub. “Além disso, queremos criar uma cultura que apoie a igualdade de gênero na criação dos filhos”.

A executiva diz ser essa ação a mais inclusiva e favorável em todo o mundo no que diz respeito às licenças maternidade e paternidade, por incluir pais adotivos, bem como filhos nascidos em casais do mesmo sexo.

“Quando os pais são apoiados para equilibrar as demandas do trabalho e da família, isso ajuda a fechar a lacuna de gênero e permite que todos se destaquem em suas carreiras. Sempre fomos uma empresa voltada para a família e centrada no ser humano. Por meio do programa Family Bond, estamos demonstrando e vivenciando nossos valores, o que, por sua vez, fortalecerá nossa marca”,  avalia Håkan Samuelsson, presidente-executivo da Volvo Cars.

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A política global da Volvo Cars é inspirada pela legislação nacional da Suécia, que é referência em todo o mundo pelos acordos de licença parental, que proporcionaram muitos benefícios para pais e filhos nas últimas décadas.

“Isso é mais do que uma nova política de licença parental para nossos funcionários; é a personificação da cultura e dos valores de nossa empresa”, diz Hanna Fager, chefe de funções corporativas. “Queremos liderar a mudança neste setor e definir um novo padrão global de pessoas. Ao optar pela licença parental remunerada de todos os nossos funcionários, reduzimos a diferença de gênero e obtemos uma força de trabalho mais diversificada, impulsionando o desempenho e fortalecendo nossos negócios”.


Foto: Divulgação/Volvo Car

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