Empresa

Nova Amarok terá versão híbrida, confirma chairman da VW

Alexander Seitz adianta que picape produzida na Argentina terá portfólio ampliado com outras motorizações

Do Rio de Janeiro

Apesar de manter segredo sobre a data exata da sua entrada no mundo da eletrificação com produtos regionais, a Volkswagen confirmou uma versão híbrida da nova Amarok que será produzida na Argentina e tem previsão de lançamento em 2027.

Em entrevista concedida a um pequeno grupo de jornalistas antes do evento The One, durante o qual a empresa premiou seus principais fornecedores na noite de quinta-feira, 14, no Rio de Janeiro, o chairman da Volkswagen para a América do Sul, Alexander Seitz, revelou que na nova geração da picape terá várias versões.

“A participação do modelo hoje é pequena porque só temos uma opção com o motor V6, de 258 cv, o que limita seu alcance. Com o investimento na nova Amarok vamos ampliar o portfólio e ter novas motorizações, incluindo uma híbrida”, garantiu o executivo, negando-se a adiantar se será uma híbrida-flex, também a etanol, ou só gasolina.

LEIA MAIS

Seitz, da Volkswagen: “América do Sul é a que mais cresce”.

É sabido que a montadora investe no desenvolvimento de modelos híbridos inclusive no Brasil, mas até o momento a empresa não tinha revelado em quais modelos da marca a tecnologia será inicialmente incorporada.

Apesar de ser definido como um carro latino-americano, a nova picape a ser produzida na fábrica de Pacheco, no país vizinho, tem desenvolvimento em parceria com a chinesa SAIC.

“Vamos transformar um carro deles (dos chineses) em um produto ideal para um mercado picapeiro como é o da Argentina. Vamos adaptar chassis, dinâmica, performance e design”, explicou Seitz, informando ainda que parte das autopeças virão da China.

Atualmente, o motor da Amarok vem da Europa e não se descarta trazê-lo do país asiático. Mas isso ainda não está definido, segundo o chairman: “Por ser Mercosul, precisamos ter programa de localização, que é de 35% numa primeira fase e na sequência de 50%”.

Sobre projetos de localização de peças na região, comentou que o mais difícil ainda é a parte de eletroeletrônicos. Mas como outros fabricantes também investem em híbridos na região, ele acredita em tendência de começar a ter investimentos em produção desses componentes.

A Volkswagen anunciou este ano investimento de US$ 580 milhões na Argentina, perto de R$ 4 bilhões, totalizando aporte de R$ 20 bilhões na região.

A fábrica de Pacheco atualmente produz apenas a Amarok, que tem mais da metade da sua oferta destinada à exportação, principalmente para o Brasil. O SUV Taos, antes fabricado lá, agora vem do México.


Fotos: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Cotas de CKD e SKD: Anfavea ameaça ir à Justiça.

Entidade diz que não foi ouvida sobre o assunto, apesar do ofício encaminhado ao presidente…

% dias atrás

“Reinventem-se”, diz VP de Compras da VW aos fornecedores

Local da realização do The One, premiação de parceiros, foi bastante simbólico: a Ilha Fiscal,…

% dias atrás

Honda Automóveis premia 17 fornecedores

Vencedores são avaliados em diversos critérios e categorias

% dias atrás

Daniela Teixeira assume Assuntos Governamentais na AGCO

aniela Dias Teixeira é a nova diretora de Assuntos Governamentais para a América Latina da…

% dias atrás

Para enfrentar chineses no Brasil, VW importará peças e carros da China

Os componentes do sistema híbrido virão de lá e haverá desenvolvimento conjunto de novos modelos,…

% dias atrás

Anfavea divulga carta aberta contra alterações nas regras de importação

Texto também encaminhado ao presidente Lula foi emitido após BYD defender mudanças no cronograma das…

% dias atrás