Londrina (PR) inicia avaliação de ônibus elétrico no transporte coletivo da cidade com o modelo TEVX Higer Azure A13BR, veículos de piso baixo com capacidade para 80 passageiros e autonomia de 270 km.
O projeto é encabeçado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) em resposta a estudos de descarbonização no transporte público com o objetivo de tornar o munícipio referência em mobilidade sustentável.
LEIA MAIS
→Salvador coloca para rodar ônibus elétrico articulado da Higer
→Viação Ultra inicia operação rodoviária com ônibus elétrico da Higer
Os testes serão conduzidos pela Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul, as duas concessionárias operadoras do transporte da cidade. O veículo circulará, entre 6h e 19h30, por seis linhas que conectam o centro da cidade a pontos estratégicos, como a rodoviária, o aeroporto e shoppings centers.
O modelo, com motor de 350 kW, dará subsídios para que a municipalidade possa avaliar autonomia, tempo de recarga, trafegabilidade e condições de operação no trânsito da cidade.
“Com este teste, poderemos avaliar como o veículo se comporta nas ruas de Londrina e obter dados concretos para escolher os melhores modelos disponíveis no mercado, de acordo com as nossas necessidades reais”, resume Fernando Porfírio, diretor de Transporte da CMTU.
Foto: Divulgação TEVX Higer


