Após dois anos sem o tradicional carnaval brasileiro por causa da Covid-19, o evento deste ano promete movimentar ainda mais as ruas, salões e estradas brasileiras. Mas justamente em função da pandemia, que levou as empresas a adotarem medidas de flexibilização do trabalho a partir do uso total ou parcial do home office, deve haver alteração este anos nos picos de movimento nas estradas de São Paulo.

Ao menos é o que constatou pesquisa inédita realizada pelo Sem Parar, empresa do Grupo Fleetcor, que entrevistou 1.370 paulistas entre os dias 26 de janeiro e 10 de fevereiro exatamente para saber como estavam se organizando para suas viagens neste carnaval.

Dos entrevistados com plano para viajar durante o feriado, 33% garantiram que irão para a estrada já na quinta-feira, antes do início oficial da popular comemoração brasileira.

“A antecedência na viagem, que pode impactar no fluxo das rodovias do estado antes do esperado, pode ser explicada, em parte, pelo trabalho em regime de home office, que possibilita que profissionais possam trabalhar remotamente”, comenta o Sem Parar no relatório da pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 15.

A sexta-feira, no entanto, segue sendo o dia preferido para a viagem, cnforme revelaram 37% dos entrevistados. Outros 21% só vão pegar a estrada no sábado.

Outra constação do Sem Para é que, além de começarem a viaem mais cedo, grande parte dos entrevistados (74%) também disseram ter se planejado financeiramente para curtir o período. Sobre a hospedagem, 47% pretendem ficar na casa de amigos ou família.

Quanto ao destino, a pesquisa mostra uma divisão entre os foliões: 35% vão para  o interior paulista e 34% para o litoral. Outros 5% dos paulistas apontaram o Rio de Janeiro como a cidade escolhida este ano para passar o carnaval.

“A surpresa da pesquisa foi a indicação do motivo da viagem”, destaca o comunicado do Sem Parar. “Diferente do esperado, 60% dos respondentes pretendem viajar para aproveitar a natureza, a praia e o sossego em vez de curtir os bloquinhos e a agitação”.


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!