A Volkswagen enviou para o exterior 16 mil veículos em agosto. Foi a maior frota exportada pela operação brasileira da montadora alemã em um único mês em mais de seis anos. O resultado reitera o ritmo acelerado dos negócios externos da VW em 2025.
Nos primeiros oito meses do ano, a empresa já exportou 83,7 mil automóveis e comerciais leves, crescimento de nada menos do que 50% sobre igual período do ano passado. O salto tem na Argentina a principal mola.
Maior mercado da empresa lá fora, o país vizinho comprou 41,3 mil unidades no acumulado de janeiro a agosto, praticamente o dobro com relação a igual período de 2024, quando foram negociadas 20,8 mil unidadesdaqui para lá.
Mas outros dois importantes destinos, Colômbia e Chile, também trataram de ajudar bastante nessa conta ao crescerem as compras, 76% e 82%, respectivamente, para 8,2 mil e 5,3 mil veículos.
O México, o segundo principal mercado internacional da VW do Brasil, comprou 20,4 mil unidades, 6% de aumento. A empresa exporta ainda para mais duas dezenas países da América Latina, Caribe e África.
LEIA MAIS
→ Volkswagen apresenta futuro T-Cross na Europa
O Polo lidera os embarques da marca em 2025, com 27,4 mil unidades, crescimento de 36% em relação ao mesmo período de 2024. A montadora comemora ainda o avanço de 80%, para 14 mil veículos, do T-Cross, e de 26% do Nivus, que acumulou 12,7 mil unidades até agosto.
A picape Saveiro, segundo produto da VW mais vendido no exterior, somou 15,7 mil embarques, enquanto o Tera, mais recente lançamento da marca, já ultrapassou 11,1 mil unidades enviadas por navio e também via terrestre para mercados vizinhos.
Foto: Divulgação


