A ideia da Fiat de oferecer um veículo comercial compacto de vocação urbana para distribuição de carga e serviço resiste ao tempo. Lançado em 1980, o Fiorino conta longa trajetória de 45 anos, projeto nascido a partir do Fiat 147 após amadurecer derivações sobre a mesma plataforma com o 147 Furgão (1977) e 147 Pickup (1978).
O modelo surgiu com os argumentos de proporcionar agilidade, conforto de carro de passeio, capacidade de carga e potencial de reduzir custos nas operações urbanas com cargas leves, propostas que ainda seguem como fortalezas do atual Fiorino, lançado em 2014 e baseado no Novo Uno, já descontinuado no portfólio da marca.

Fiat Fiorino 147
LEIA MAIS
Fiat Fiorino é o menos desvalorizado na categoria “furgoneta de carga”
Embora derivado do Fiat 147, o Fiorino nasceu maior, com 3,78 metros de comprimento para promover aumento de capacidade volumétrica no compartimento de carga. Trazia motor flex com 61 cv, quando abastecido com gasolina e de 62 cv, com etanol.
No início da década de 1980 ainda, o Fiorino 147 foi base para versões como a Settegiorni, um tipo de miniônibus com bancos rebatíveis, a Vetrato, um furgão vidrado sem banco traseiros e a Combinato, configurada com bancos traseiros laterais. O Fiorino 147 deixou de fabricado em 1988 para dar lugar ao Fiorino Furgão, baseado no Uno com capacidade para 2.700 litros e 540 kg.

Fiat Fiorino 147 Vetrato
Depois de anos de diversas atualizações, o atual Fiorino representa a terceira geração do modelo. Cresceu em tamanho, em especial no compartimento de carga, e em capacidade, para 650 kg. Hoje, o modelo é oferecido com motor 1.3 flex de até 107 cv de potência e 134 Nm de torque quando abastecido com etanol. O motorista também tem conforto a mais com a direção elétrica e conveniência no dia a dia do trabalho com o monitoramento de pressão dos pneus.
O modelo segue firme no mercado como o preferido por quem precisa de um veículo de serviço compacto para deslocamento nas cidades ou viagens de curtas distâncias. Segundo os dados da Fenabrave, o Fiorino líder de vendas na categoria de furgões pequenos. No acumulado até agosto, os emplacamentos somaram 13.487 unidades, volume que representa mais de 81% de mercado de 16.614 licenciamentos nos oito primeiros meses de 2025 e disputado por rivais como Renault Kangoo e Peugeot Partner.
Fotos: Divulgação Fiat


