O Centro Tecnológico Randon (CTR), um dos maiores e mais equipados da América Latina, localizado em Farroupilha (RS), amplia as capacidades ao incorporar dispositivo automatizado de teste de segurança em apoios de cabeça de veículos leves.
O equipamento é primeiro de fabricação nacional, desenvolvido em parceria com a empresa automação industrial Auttom. A inovação ainda é alinhada às exigências normativas, como a Norma Europeia UN ECE R17, uma das principais necessidades solicitadas pelas montadoras de veículos.
LEIA MAIS
→Centro Tecnológico Randon passa a dispor do biocombustível BeVant
→Centro Tecnológico Randon amplia oferta de serviços
Os ensaios validam a qualidade estrutural e o desempenho funcional dos apoios de cabeça em eventos de colisão, em avaliações dinâmicas e estáticas. Os parâmetros encontrados são fundamentais para garantir que o componente contribua efetivamente para a reduzir lesões nas regiões cervical e torácica dos ocupantes.
Diferentemente dos dispositivos tradicionais, que operam de forma pendular e com acionamento pneumático, a solução brasileira em questão possui sistema hidráulico com aplicação de carga linear — características que garantem mais precisão e possibilidade de repetição nos ensaios.
“Esse é um dispositivo inovador, resultado de avanços que fortalecem nossa capacidade de realizar ensaios de segurança conforme as normas internacionais e, além disso, demonstra nosso compromisso em estar à frente das exigências regulatórias e das expectativas das montadoras”, resume em nota César Augusto Ferreira, Chief Technology & Innovation Officer (CTIO) da Randoncorp.
O processo de desenvolvimento do dispositivo começou em 2022, a partir de uma demanda do mercado, especialmente de clientes que buscavam alternativas para nacionalizar esse tipo de ensaio, antes realizados fora do Brasil.
Foto: Divulgação CTR


