Com o desenvolvimento de novos compostos químicos e a produção em maior escala, o custo médio do kwh das baterias caiu quase pela metade nos últimos cinco anos e deve reduzir mais 30% até meados da década. Estudos nesse sentido foram divulgados pela General Motors nesta terça-feira, 18, em comunicado que visa mostrar benefícios e tirar dúvidas sobre os veículos 100% elétricos, hoje no centro dos seus principais investimentos.

A montadora lembra ser esse o segmento que mais cresce atualmente no mundo, tendo registrado incremento de 75% no volume global de venda no comparativo do primeiro semestre de 2022 com o mesmo período do ano passado. Cita, entre os  fatores que favorecem esse movimento ascendente, a maior oferta de modelos, grandes aportes em infraestrutura de recarga e leis de emissões mais rígidas em alguns países.

Sem citar índices, comenta ainda que a diferença de preço dos EVs em relação aos carros tradicionais a combustão também vem caindo, fruto principalmente da redução do custo médio das bateriras. A GM projeta que a nova geração de baterias, com a tecnologia Ultium, tenha um custo 40% inferior ao da linha de produtos concebidas anteriormente.

“Já trabalhamos numa composição ainda mais avançada, que permitirá que nossos elétricos tenham um custo total de propriedade compatível com automóveis a combustão, considerando porte e equipamentos semelhantes”, destaca mnpta da montadora. “A expectativa é que isso ocorra já a partir da segunda metade desta década, incluindo modelos compactos, pensados também para a América do Sul”.


Foto: Divulgação/GM

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