Demorou, mas a Rolls-Royce finalmente deu início à sua era de automóveis eletrificados. A centenária marca inglesa de luxo revelou nesta terça-feira, 18, o Spectre, seu primeiro modelo totalmente elétrico. As primeiras unidades do sucessor do Phantom Coupé serão entregues aos clientes no último trimestre de 2023.

O novo modelo é o primeiro passo da Rolls-Royce em uma trajetória que objetiva a eletrificação total do portfólio de produtos da marca até 2030. “Este é o início de um novo capítulo para nossa marca, nossos clientes extraordinários e a indústria de luxo. Por esse motivo, acredito que Spectre é o produto mais perfeito que a Rolls-Royce já produziu”, enfatiza Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce Motor Cars.

Porém, a pretensão de ter carros movidos a eletricidade não é recente na Rolls-Royce. Em 1900, Charles Stewart Rolls, cofundador da marca, já afirmava: “O carro elétrico é perfeitamente silencioso e limpo. Não há cheiro ou vibração. Eles devem se tornar muito úteis quando as estações de carregamento fixas puderem ser organizadas”.

Mais de 120 anos depois surge o Spectre, um coupé considerado o modelo da marca mais aerodinâmico já produzido. Concebido sobre uma nova arquitetura de estrutura de alumínio, é , afirma a montadora, 30% mais rígido do que qualquer outro Rolls-Royce.

O conjunto de baterias abrigado sob o assoalho pesa cerca de 700 quilos e assegura energia para o motor que desenvolve 577 cavalos e 900 Nn de torque. A autonomia estimada é de 416 quilômetros, e a aceleração de 0 a 100 km/h, de apenas 4,5 segundos.

A marca, entretanto, alerta que esses números podem ser ainda melhores, já que os testes de desenvovimento prosseguirão nospróximos meses.

O Spectre utiliza rodas de nada menos do que 23 polegadas. A suspensão, como em todo Rolls-Royce, é adaptativa. Naturalmente, revestimentos e o acabamento de luxo são outros destaques do modelo. Por dentro, será ofertado o Starlight Doors, que incorpora 5.876 “estrelas” suavemente iluminadas no teto.

Posicionado entre o Cullinam e o Phantom, o Spectre custará a partir de US$ 413.500 na Europa, cerca de R$ 2,1 milhões. Como todos os demais produtos da Rolls-Royce, um luxo para bem poucos.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!