O Renault Kardian brasileiro subiu de conceito no Latin NCap, programa independente de avaliação da segurança dos veículos novos produzidos e vendidos na América Latina e Caribe. O SUV compacto fabricado em São José dos Pinhais, SP, obteve 5 estrelas na mais recente bateria de testes. Em 2024, seu primeiro ano de produção, o modelo havia alcançado 4 estrelas.

O Kardian foi reavaliado este ano a pedido da montadora, informa a entidade, e entra para história como o primeiro veículo da marca fabricado no Brasil a atingir o conceito máximo.

Para isso, incorporou opcionalmente sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis em Vias (VRU). De série, tem seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

Segundo o Lantin NCap, obteve pontuações de 83,41% para Proteção de Ocupantes Adultos, 82,92% para Proteção de Ocupantes Infantis, 72,96% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​da Via e 83,78% para Assistência à Segurança.

No ano passado, foi avaliado em impactos frontal, lateral, lateral contra poste, lesão cervical, proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência em cidade, AEB em vias públicas e Sistemas de Assistência de Velocidade (SAS). Já este ano passou pelo crivo da Unidade de Resposta Rápida do Veículo (VRU) do AEB, que recebeu a pontuação máxima.

 

“O teste de impacto frontal mostrou estrutura estável, espaço para os pés instável, proteção marginal para o tórax do motorista e adequada para o tórax do passageiro dianteiro. O teste de impacto lateral demonstrou desempenho robusto graças aos airbags laterais e de cortina de série, oferecendo proteção adequada para o tórax e boa proteção para o restante do corpo”, analisou a entidade em nota oficial.

Diante do impacto lateral contra poste, o SUV mostrou proteção torácica marginal para o adulto, assim como contra contra lesões cervicais.

O teste envolvendo crianças voltadas para trás e ancoradas por Isofix evidenciou boa proteção geral, completou a entidade, que destaca que o boneco de teste de 3 anos apresentou exposição no impacto lateral sem valores críticos.

LEIA MAIS

→ Renault Geely anuncia R$ 3,8 bilhões no País

→ SUV Boreal é aposta da Renault em segmento muito disputado

“A proteção para pedestres mostrou proteção para a cabeça geralmente boa e adequada, e proteção insuficiente contra o para-brisa e as colunas A. A proteção da parte superior da perna foi fraca e inadequada, enquanto a proteção da parte inferior da perna foi boa.”

“Seu compromisso [da Renaiult] com veículos mais seguros ficou evidente na melhoria de um modelo popular como o Kardian, de 4 para 5 estrelas em tão pouco tempo”, ressaltou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCap, que também destacou  a renovação da nota máxima para o Volkswagen Taos vendido na região.


Foto: Reprodução

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!