A Acea, associação que representa os fabricantes de veículos na Europa, elegeu Karin Rådström, presidente e CEO da Daimler Truck, como presidente do Conselho de Veículos Comerciais da entidade, com efeito a partir de 1º de janeiro de 2026.
A dirigente se diz privilegiada e honrada com o novo papel na Acea. Lembra que os caminhões e os ônibus mantêm a Europa em movimento, além de representarem a espinha dorsal da logística e do transporte. Mas também aponta desafios, como as metas de descarbonização.
“Precisamos de uma revisão acelerada da legislação de CO2 para veículos pesados até meados de 2026. A Comissão (Europeia) deve agir com urgência para evitar que os fabricantes tenham que pagar penalidades, enquanto as condições essenciais para viabilizar a transição ainda não estão implementadas.”
De acordo com avaliação de Karin, as obrigações para os fabricantes devem estar alinhadas com o desenvolvimento das redes de infraestrutura de carregamento e hidrogênio, e com medidas políticas que apoiem o negócio dos clientes.
Karin Rådström sucede a Christian Levin, presidente e CEO da Scania e do Grupo Traton.
Foto: Divulgação Daimler Truck


