A Volvo incrementou a linha 2026 da gama de caminhões FH com o que chamou de I-Torque. O recurso complementa a tecnologia de Aceleração Inteligente para proporcionar mais força ao veículo nas subidas. Gerenciado por inteligência artificial (IA), o I-Torque atua de maneira constante durante toda a viagem e, de acordo com a fabricante, também é capaz de economizar até 3% de diesel.

“Nossa engenharia conseguiu extrair ainda mais força dos veículos em momentos críticos, como em subidas e ultrapassagens. Mas, mesmo assim, reduzimos o consumo de combustível”, resume em nota Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

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Segundo a marca a novidade monitora posição do pedal do acelerador, topografia da estrada, peso transportado e velocidade do veículo. “Com estas informações, a tecnologia mantém o torque em níveis ideais, promovendo uma condução econômica e um transporte mais eficiente”, conta Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

O recurso, disponíveis nos modelos com motores de 420, 460, 500 e 540 cv, funciona de maneira automática e ao motorista basta buscar a velocidade desejada para se beneficiar dele.

A Volvo também aproveitou para melhoras a ergonomia do FH com redução dos comandos na coluna de direção, preservando apenas duas alavancas para acionamento das luzes de direção, piloto automático e freio motor.

Outro aprimoramento, esse mais técnico e longe dos olhos, fica por conta de polimento nas superfícies das engrenagens da transmissão I-Shift para mais suavidade no funcionamento e mais durabilidade.


Foto e vídeo: Divulgação Volvo

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