O lançamento do seu novo SUV compacto já estava agendado para meados de outubro quando no dia 22 de setembro um vendaval destruiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, SP. Sem backup do inédito motor híbrido flex do seu mais esperado lançamento da década, o jeito foi adiar sua apresentação e, consequentemnte, o início das suas vendas.
Passados exatos dois meses, a Toyota apresenta no Salão Internacional de São Paulo, no Distrito Anhembi, que abre suas portas ao público no sábado, 22, o Yaris Cross, que chega com a possibilidade de ser o produto de maior volume de venda da marca no Brasil, inaugurando a tecnologia híbrida-flex no segmento de SUV compactos.
LEIA MAIS
→Sem backup de alguns itens, não dá para importar motor do Yaris Cross
→Vendaval em Porto Feliz atrasa lançamento do Yaris Cross
Na pré-estreia do modelo na segunda-feira, 17, o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, resumiu a apresetação que estava comandando como “evento superação”. Falou do esforço conjunto que envolveu matriz e subsidiárias do grupo, assim como enalteceu a colaboração dos trabalhadores, sem a qual o lançamento seria impossível.
Também informou que o processo de recuperação da fábrica de motores ainda está em andamento, sem data exata para sua reabertura, que só deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem. E explicou a “logística reversa” que vai permitir o início da produção em série do Yaris Cross na fábrica de Sorocaba, SP, a partir e fevereiro.
“Mandamos do Brasil para o Japão peças, equipamentos e os moldes envolvidos no motor híbrido-flex, que teve desenvolvimento exclusivo aqui. Alguns itens, como o cabeçote, ainda não tinham backup e, por isso, foi necessária essa logística reversa para garantir o abastecimento da fábrica de Sorocaba a partir do fornecimento via Japão”.
O presidente deixou bem claro que o motor do novo SUV compacto é exclusivo do Brasil, uma evolução do híbrido-flex com injeção direta. No caso dos modelos já em linha no Pais, como os híbridos Corolla e Corolla Cross, a produção foi retomada no início deste mês porque foi possível fabricar seus motores no Japão já em outubro para o devido fornecimento ao Brasil.
“Tivemos de parar tudo”, lembrou Maggio. “Sem motores, não tínhamos como tocar as outras fábricas. Estamos terminando a remoção dos equipamentos e uma parte do teto ainda está colapsada”.
O Yaris Cross será o SUV de entrada da marca no Brasil e, por isso, as expectativas em relação ao modelo são grandes. Projeta-se para o ano que vem uma venda da ordem de 52 mil unidades do Yaris Cross, o que poderá torna-lo o carro chefe da Toyota no Brasil.
- 2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol. - 18 de dezembro de 2025
- Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano - 18 de dezembro de 2025
- Com China no topo, importações de autopeças atingem US$ 22 bilhões - 17 de dezembro de 2025


