O lançamento do seu novo SUV compacto já estava agendado para meados de outubro quando no dia 22 de setembro um vendaval destruiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, SP. Sem backup do inédito motor híbrido flex do seu mais esperado lançamento da década, o jeito foi adiar sua apresentação e, consequentemnte, o início das suas vendas.

Passados exatos dois meses, a Toyota apresenta no Salão Internacional de São Paulo, no Distrito Anhembi, que abre suas portas ao público no sábado, 22, o Yaris Cross, que chega com a possibilidade de ser o produto de maior volume de venda da marca no Brasil, inaugurando a tecnologia híbrida-flex no segmento de SUV compactos.

LEIA MAIS

Sem backup de alguns itens, não dá para importar motor do Yaris Cross

Vendaval em Porto Feliz atrasa lançamento do Yaris Cross

Na pré-estreia do modelo na segunda-feira, 17, o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, resumiu a apresetação que estava comandando como “evento superação”. Falou do esforço conjunto que envolveu matriz e subsidiárias do grupo, assim como enalteceu a colaboração dos trabalhadores, sem a qual o lançamento seria impossível.

Também informou que o processo de recuperação da fábrica de motores ainda está em andamento, sem data exata para sua reabertura, que só deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem. E explicou a “logística reversa” que vai permitir o início da produção em série do Yaris Cross na fábrica de Sorocaba, SP, a partir e fevereiro.

“Mandamos do Brasil para o Japão peças, equipamentos e os moldes envolvidos no motor híbrido-flex, que teve desenvolvimento exclusivo aqui. Alguns itens, como o cabeçote, ainda não tinham backup e, por isso, foi necessária essa logística reversa para garantir o abastecimento da fábrica de Sorocaba a partir do fornecimento via Japão”.

O presidente deixou bem claro que o motor do novo SUV compacto é exclusivo do Brasil, uma evolução do híbrido-flex com injeção direta. No caso dos modelos já em linha no Pais, como os híbridos Corolla e Corolla Cross, a produção foi retomada no início deste mês porque foi possível fabricar seus motores no Japão já em outubro para o devido fornecimento ao Brasil.

“Tivemos de parar tudo”, lembrou Maggio. “Sem motores, não tínhamos como tocar as outras fábricas. Estamos terminando a remoção dos equipamentos e uma parte do teto ainda está colapsada”.

O Yaris Cross será o SUV de entrada da marca no Brasil e, por isso, as expectativas em relação ao modelo são grandes. Projeta-se para o ano que vem uma venda da ordem de 52 mil unidades do Yaris Cross, o que poderá torna-lo o carro chefe da Toyota no Brasil.


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!