A trajetória do Yaris Cross nas concessionárias brasileiras deve começar, de fato, só no primeiro bimestre de 2026, mas, desde que foi anunciado, o SUV compacto já teve de driblar seguidos adiamentos de seu lançamento e a interrupção da produção, desde novembro, por conta da destruição da fábrica de motores de Porto Feliz, SP.
Esse percurso tortuoso inicial prossegue agora, apenas um mês depois de sua apresentação oficial no País, com a informação de que o modelo, também produzido na Indonésia, recebeu somente 2 estrelas na oitava bateria de 2025 para avaliações de segurança do Latin NCap, o Programa Latino de Avaliação de Novos Carros para a América Latina e o Caribe.
O organismo avaliou o SUV, com seis airbags e controle de estabilidade de série, em testes de impacto frontal, lateral, lateral contra poste, lesão cervical e proteção a pedestres. O nível de proteção para o ocupante adulto foi de 77%, 69% para ocupante infantil, 55% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis nas vias, dentre outros índices.
Segundo o Latin Ncap, o teste de impacto frontal mostrou que o Yaris Cross tem estrutura e área de proteção para os pés estáveis. Já para o tórax do condutor a proteção foi marginal em impactos frontal e lateral contra poste, relata a instituição.

“As crianças apresentaram proteção total quando instaladas de costas para o movimento com ancoragens isofix, seguindo as melhores práticas globais. Mas a ausência de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um sistema de retenção infantil de costas para o movimento no banco do passageiro, e a falta de sinalização de advertência que atenda aos requisitos do Latin NCAP explicam a baixa pontuação para proteção de crianças ocupantes”, justifica esclarece a entidade.
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“A proteção de pedestres apresentou desempenho mediano devido à falta de pontos para Frenagem Automática de Emergência do Veículos. A ausência do Assistente de Velocidade e a impossibilidade de obter pontos devido à disponibilidade do AEB explicam a classificação de duas estrelas”, que também concedeu, besta mesma rodada de testes, duas estrelas para os Yaris sedã e hatch fabricados aqui — e 5 estrelas para o novo VW Tiguan e o Kia EV4.
“A Toyota surpreendeu a todos com um desempenho muito fraco em diversos aspectos, tanto no modelo Yaris quanto no Yaris Cross. Ao contrário de seus concorrentes, como a Renault com Kardian e a Volkswagen com o Tera. É surpreendente que, após ser líder na região em veículos seguros, a Toyota tenha relaxado tanto seus padrões internos e esteja lançando modelos tão importantes com apenas duas estrelas”, diz Alejandro Furas, secretário geral da Latin Ncap.
Foto: Divulgação
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