A Ambipar, empresa de gestão ambiental, inicia abastecimento da frota corporativa de veículos leves com etanol produzido a partir de resíduos de alimentos. A ação faz parte do projeto Ambiálcool e evoluiu com a inauguração de um posto a combustível próprio na sede da companhia, em Nova Odessa (SP).

A iniciativa começou em 2021, durante da pandemia da convid-19, com testes bem-sucedidos realizados com os resíduos de açúcar varridos no porto de Santos. Em uma etapa posterior, a empresa passou a produzir álcool das sobras do processo produtivo e do controle de qualidade de fabricantes de balas, chocolates, biscoitos e massas.

Segundo a Ambipar, desde que os alimentos tenham teor de açúcar acima de 35% de Brix (mede a concentração de sólidos solúveis), cada tonelada é possível produzir de 200 a 350 litros de álcool concentrado.

LEIA MAIS

→Addiante fecha com Ambipar locação de 1,6 mil veículos pesados

Desde o início do projeto, a empresa já produziu pelo menos 500 mil litros de álcool, nas versões 46%, destinado à limpeza, e 70%, para higienização, além do etanol. Por mês, a Ambipar processa mais de 500 toneladas de resíduos da indústria de alimentos.

“O Ambiálcool é inovador e feito a partir de fontes secundárias. O Brasil produz muito álcool a partir da cana-de-açúcar. Mas no caso estamos utilizando resíduos que geram impactos na sua destinação convencional, que passou por todos os testes de qualidade de órgãos de controle e fiscalização”, resume em nota Gabriel Estevam, engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.

“É um trabalho que valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e de custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor. E quanto mais amido e sacarose tiver o resíduo, mais álcool ele produz”, completa.

O Ambiálcool chamou atenção internacional e foi reconhecido com o Green Product Awards 2025, em cerimônia em Berlim, na Alemanha. Único da América Latina a ser premiado na edição, o projeto venceu na categoria Audiência, categoria na qual concorreram mais 1,5 mil trabalhos de 45 países.


Foto: Divulgação Ambipar

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!