Lançamento de maior expectativa para o mercado interno no primeiro semestre, o Volkswagen Tera encerrou junho com exatas 2.550 unidades licenciadas. Oficialmente, porém, as vendas começaram somente no quinto dia do mês.
Ainda assim, o resultado de pouco mais de três semanas de vendas garantiu ao modelo a já destacada 14ª colocação no ranking que aglutina mais de cinco dezenas de utilitários esportivos nacionais e importados de todos os portes.
O Tera deixou para trás com muita facilidade, por exemplo, modelos ainda novatos nas ruas, como o Renault Kardian (1,2 mil emplacamentos), lançado um ano antes, ou o Citroën Basalt (1,6 mil), nas revenda há apenas 9 meses. Ambos concorrentes diretos do mais novo SUV da VW.

A julgar pela carteira inicial de pedidos de mais de 12 mil unidades logo no primeiro dia e que devem ser entregues até outubro, conforme informa a montadora, o Tera deve ascender rapidamente na classificação e ampliar ainda mais a participação e liderança da VW no maior segmento do mercado interno.
Se em maio a marca deteve exatos 16% de participação, considerando três modelos — T-Cross, Nivus e Taos —, já em junho, com o reforço do agora SUV de entrada, chegou a 16,7%.
LEIA MAIS
→ VW comemora “efeito Tera”, que atraiu 51% de clientes de outras marcas
Os primeiros licenciamentos do Tera, portanto, foram totalmente adicionais para a marca. Não se viu “canabilização” dos emplacamentos do T-Cross ou do Nivus, que mativeram e até susperaram a média mensal de vendas dos primeiros cinco meses.
O T-Cross, aliás, manteve-se como líder entre os SUvs no mês e no semestre, posição que sustenta desde 2023. No mês passado, teve quase 8,6 mil unidades negociadas contra 6,2 mil do segundo colocado Honda HR-V, outro veículos em forte ascensão no segmento no primeiro semestre, com vendas 46% maior do que em igual período do ano passado.
Foto: Divulgação
- Puxadas pela Argentina, exportações de veículos cresceram 32% - 15 de janeiro de 2026
- Depois de escorregão em 2025, picapes grandes terão sequência de lançamentos - 14 de janeiro de 2026
- Volkswagen aproveita “boom” dos SUVs e amplia vantagem sobre a Jeep - 14 de janeiro de 2026


