A Fiat apresenta ainda nesta semana a linha 2026 da Toro, com mudanças estéticas, de conteúdos e no acabamento. O momento é mais que oportuno. De janeiro a julho, as vendas da picape encolheram 5%, para 27,3 mil unidades, em um mercado que oscilou positivamente 1,5%.

Apesar de média, a Toro é elencada pela Fenabrave — ainda e de forma injustificada — no segmento de picapes grandes. Nele são computados os licenciamentos de modelos monoblocos menores, como a própria Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, e também de picapes de carrocerias sobre chassi e que podemcarregar mais de 1 tonelada de carga.

Mesmo assim, a picape da Fiat tem sido líder dessa categoria desde que foi lançada, em 2016. Bem, isso até julho, quando foi ultrapassada no acumulado do ano pela Toyota Hilux.

 

 

A então “eterna vice-líder” do segmento, que ganhará nova geração em 2026 — a atual tem dez anos —, já vinha diminuindo a diferença, mas acelerou os negócios em julho e cravou quase 5,4 mil emplacamentos contra perto de 4 mil da Toro.

No acumulado dos primeiros sete meses, a representante da marca japonesa tem 28,5 mil unidades entregues aos clientes finais e, portanto, é candidata, sim, a colocar fim à hegemonia da Toro em 2025. No ano passado inteiro, a vantagem da Toro limitou-se a 3,8 mil unidades.

LEIA MAIS

→ Carro Sustentável garante desempenho positivo em julho

Ainda entre as picapes grandes, merecem destaques os desempenhos da Ford Ranger, cujas vendas aumentaram 23%, para 19,1 mil unidades, mas especialmente da L200, que desde novembro de 2024 passou a ser denominada apenas Triton.

O modelo, considerando as vendas da atual e da geração anterior, acumulou 9,1 mil unidades vendidas em sete meses, um salto de 38% na comparação internanual.

Na contramão, a Nissan Frontier viu suas vendas encolherem drasticamente, perto de 30%, o maior recuo do segmento ao longio deste ano.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!