O desempenho de um carro com 200 cv de potência satisfaz muitos, se não a quase totalidade dos consumidores. Pensar então em modelos com 300 cv ou mais já faz brilhar os olhos dos mais entusiastas da velocidade. O que dirá então um carro de rua — sim, de produção seriada — com mais mais de 1 mil cv? Ou então quase 3 mil cv?
Pois é esse o projeto que está sendo encaminhado pela BYD. E em estágio para lá de avançado, como sugere um vídeo teaser divulgado pela própria montadora chinesa esta semana.
Ainda um protótipo, o Yangwang U9 02 é um superesportivo elétrico empurrado por nada menos do que 2.978 cv, a mais alta potência do mundo, conforme assegura a fabricante.
O video, contudo, não atencipa detalhes técnicos nem mesmo o cronograma de desenvolvimento ou prazo para seu lançamento. As imagens de poucos segundos mostram o modelo saindo da garagem, pouco da dianteira e sobretudo a traseira de estilo naturalmente arrojado.
O U9 02, tudo indica, suplantará os feitos do Yangwang U9. No mês passado, ele quebrou oficialmente o recorde mundial de velocidade para veículos elétricos. Cravou 472,41 km/h em pista de corrida e se tornou também o elétrico de produção seriada mais rápido da história.
LEIA MAIS
→ BYD busca fornecedores para alcançar 50% de nacionalização até 2027
A plataforma do U9 é de alta tensão de 1200 V, que, enfatiza a BYD, “permite que motores elétricos consumam energia com mais eficiência, garantindo um desempenho estável e de alta potência em velocidades extremas”.
O U9 tem quatro motores, cada um produz 555 kW, resultando na potência total de 2.220 kW (2.978 cv). A relação peso-potência é de 1.200 cv por tonelada — no hipercarro europeu Koenigsegg Jesko Absolut, por exemplo, a relação é de 986 cv por tonelada.
Foto: Divulgação


