Após alguns adiamentos ao longo do primeiro semestre, a BYD anunciou para o próximo dia 9 de outubro a inauguração da fábrica de Camaçari, BA. A empresa informa que está confirmada a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos principais dirigentes da montadora chinesa, incluindo o presidente mundial, Wang Chuanfu.
A BYD tinha anunciado a inauguração para a primeira metade do ano e o vice-presidente sênior, Alexandre Baldy, chegou a informar oficialmente que a cerimônia ocorreria em 26 de junho, o que acabou não ocorrendo.
LEIA MAIS
→Em setembro, 365 contratações na BYD de Camaçari
→BYD mostra fábrica em Camaçari, ainda sem começar produção efetiva
A data foi transferida para 1º de julho, quando chegou a haver cerimônia em Camaçari. Mas na ocasião foi informado que o ato representava apenas uma visita para mostrar as instalações e os primeiros protótipos montados no complexo baiano. Segundo Baldy, faltavam alguns licenças, inclusive a ambiental, para que a inauguração oficial ocorresse.
Naquela ocasião, Stella Li, presidente das Américas e VP Global da BYD, revelou capacidade instalada inicial de 150 mil veículos por ano, confirmando a montagem em Camaçari, a partir de unidades SKD, do elétrico compacto Dolphin Mini, do SUV médio Song Pro e do sedã médio King, ambos híbridos flex, que se desenvolverão com colaboração de engenheiros brasileiros.
A montadora chegou a pleitear alíquota reduzida de 10% para a importação de SKD, mas o governo optou por determinar cota com alíquota zero até janeiro sem mexer no índices vigentes do imposto.
- Preço dos carros eletrificados importados pode subir até 8% - 21 de janeiro de 2026
- Anfavea tem reunião com Alckmin nesta quarta-feira - 21 de janeiro de 2026
- Acordo Mercosul-UE tem cotas e salvaguardas para as montadoras - 20 de janeiro de 2026



O presidente do nosso país que está aí vai destruir um poderoso parque fabril automobilístico que levou 70 anos para ser construído com benesses aos seus amigos chineses. Não tem compreensão… :-/