Por Alzira Rodrigues

Enquanto o mercado de automóveis retraiu 2% no acumulado do ano, as vendas de SUVs cresceram 19,9%, totalizando 112 mil unidades de janeiro a abril contra as 93,4 mil do mesmo período do ano passado. Continua, dessa forma, sendo o segmento que mais cresce no mercado brasileiro, acumulando participação de 21,4% este ano ante a fatia de 17,5% que detinha no primeiro quadrimestre de 2016.

No ranking por segmento, os SUVs só perdem para os hatchs pequenos, que este ano respondem por 26,6% das vendas totais de automóveis no País, um pouco a mais do que a fatia de 25,8% registrada no ano passado. A diferença entre os dois segmentos, que era de 8,3 pontos porcentuais há um ano, baixou para 5,2 pontos em 2017.

Ex-líder Ford EcoSport é agora apenas o sexto mais vendido do segmento

Com uma avalanche de lançamentos nos últimos anos, é natural o acirramento da concorrência entre os SUVs.

Compass ultrapassa Renegade

O Honda HR-V domina as vendas este ano, com 14,7 mil unidades emplacadas no primeiro quadrimestre e participação de 13,2%, segundo dados da Fenabrave. Na sequência vem o Jeep Compass, que custa a partir de R$ 104 mil e está vendendo mais do que o seu irmão Renegade, cujo preço é mais acessível.
De janeiro a abril foram emplacadas 13,8 mil unidades do Compass. Sua participação no segmento foi de 12,2%, enquanto o Renegade – em terceiro lugar – ficou com 10,6% e um total de quase 12 mil unidades comercializadas. Em quarto aparece o Hyundai Creta, com 10 mil unidades vendidas e fatia de 8,9%, seguido do Nissan Kicks, com respectivamente 9,2 mil unidades e 8,1% do mercado.
O Ford EcoSport, pioneiro no segmento e líder por vários anos seguidos, é agora o sexto colocado, com 7% de participação e 7,8 mil unidades emplacadas nos primeiros quatro meses do mês. Completam a lista dos dez SUVs mais vendidos no País o Renault Duster, Toyota Hilux SW4 e o Hyundai IX35. O Honda WR-V, um dos lançamentos mais recentes, é o 11º colocado. Outra novidade no segmento, o Renault Captur, aparece na 14ª posição, atrás do GM Tracker e Citroën AirCross.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!