Tecnologia

Motoristas afirmam que carros autônomos serão mais seguros, diz pesquisa da Bosch

Empresa ouviu seis mil pessoas em seis países

Empresa ouviu seis mil pessoas em seis países, inclusive o Brasil

Por Redação

Recente pesquisa concebida pela Bosch com mais de 6 mil motoristas acima de 16 anos no Brasil, China, Alemanha, França, Japão e Estados Unidos indica que maioria, 60%,  espera aumento significativo na segurança dos carros e 65% na conveniência.

O levantamento sinaliza também que o principal desejo dos entrevistados, contudo, é que a direção autônoma traga mais conforto e menos estresse ao volante. Para 67%, veículos autônomos serão especialmente importantes em viagens de longas distâncias e de lazer, apontado por 61%.

A pesquisa, realizada  pela Lightspeed Research com critérios estabelecidos pela sistemista, também revelou interessante ranking das funções mais desejadas pelos consumidores nos carros autônomos: estacionamento, indicada por 65% dos entrevistados, seguida pela busca automatizada por vagas em áreas urbanas, 60%, e congestionamento livre de estresse, 59%.

Os brasileiros, com 77% das opiniões, são os que mais anseiam por um carro que estacione sozinho, seguidos pelos chineses, dos quais 76% indicaram a facilidade. Por outro lado, com a enorme profusão de estacionamentos, cidades dotadas de largas avenidas e bairros planejados, apenas a  metade dos motoristas dos Estados Unidos apontaram a função estacionamento como prioridade.

Dos entrevistados, 63% revelaram que gostariam de relaxar enquanto seus carros estivessem no piloto automático e 54% concordam que as opções oferecidas pelo carro autônomo tornarão o veículo ainda mais atrativo para o consumidor.

 


Foto/ Ilustração:Divulgação/Bosch

Compartilhar
Publicado por

Notícias recentes

Stellantis amplia produção e exporta mais a partir do Brasil

Balanço do primeiro trimestre revela 34,4 mil embarques, alta de 10,3% em relação aos últimos…

% dias atrás

AGCO Power, o primeiro motor a etanol da Massey Ferguson

Tecnologia desenvolvida no Brasil deve chegar ao mercado em 2028 com o trator MF 7700

% dias atrás

Das 10 marcas mais vendidas, só BYD e VW crescem acima da média

Toyota e Nissan registraram as quedas mais acentuadas no quadrimestre

% dias atrás

Disponível em duas versões, preço do Sonic parte de R$ 129.990

Thomas Owsiansk: "SUV cupê tem potencial para se tornar o carro mais desejado e emplacado…

% dias atrás

Demanda por carros eletrificados dobra em um ano

Os 100% elétricos têm participação menor, mas a alta nas vendas até abril chega a…

% dias atrás

Anfavea comemora 70 anos e aposta em avanço contínuo

Setor deve investir mais de R$ 100 bilhões até 2032, incluindo fabricantes chineses não filiados…

% dias atrás