Os recursos de assistência de direção que buscam automatizar os veículos também são objetos de estudo na área de agricultura. A Case IH está colocando em prática o chamado AutoTurn, sistema que permite utilizar o piloto automático só para orientar a máquina no trajeto dentro do talhão, mas também para realizar as manobras nas cabeceiras

Segundo Felipe Sousa, gerente de soluções tecnológicas da fabricante de máquinas, o recurso gera economia de tempo e reduz o desgaste do equipamento. Nos testes a economia de tempo nas manobras foi de 11%. “Uma vez que o tempo é otimizado, temos impacto também na redução do consumo de combustível.”

Os testes como a nova tecnologia foram feitos em regiões do Brasil, como Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás. Intuitivo, o sistema permite configuração fácil e rápida. Basta o operador fazer a volta na cabeceira para que o sistema entenda o formato do talhão. Depois, é só acrescentar as informações como tipo e tamanho do implemento e formato da manobra para que o sistema esteja pronto para ser utilizado.


Foto: CNH Industrial/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!