Por Alzira Rodrigues

Diante do crescimento de 7,8% nas vendas de automóveis e comerciais leves no acumulado de janeiro a setembro, a Fenabrave decidiu rever para cima a meta de expansão do mercado para este ano. Ante a última projeção de alta de 4,2%, estima agora vendas 9,9% maiores, em um total de 2.183.042 automóveis e comerciais leves no ano.

O porcentual de expansão, na prática, vale para o mercado de veículos como um todo, visto que a projeção da entidade para a soma dos emplacamentos de ônibus e caminhões indica praticamente uma estabilidade. Seriam 64.024 caminhões e ônibus emplacados no ano, crescimento inexpressivo de 0,13%.

Somando automóveis, comerciais leves e comerciais pesados a estimativa é de um total de 2.247.126 emplacamentos no ano. Número um pouco superior ao projetado pela Anfavea, de 2,2 milhões. As vendas de caminhões, segundo a Fenabrave, devem cair 2%, totalizando 49,3 mil unidades, enquanto as de ônibus tendem a crescer 8%, atingindo 14,7 mil unidades somados.

Ao divulgar os dados na terça-feira, 3, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., atribuiu a retomada do mercado automotivo aos indicadores positivos da economia, como juros em queda e inflação mais baixa. De acordo com Teresa Fernandes, sócia da MB Associados que participou da coletiva ao lado do presidente da Fenabrave, o mercado deve ficar acima de 200 mil unidades/mês até o final do ano.

Dentre os fatores que estão contribuindo para a retomada, Assumpção Jr. destacou a disposição dos bancos de facilitar a concessão de crédito para o consumidor final: “Até recentemente, de cada dez pedidos de empréstimo, três eram aprovados. A proporção subiu para 3,4, o que indica maior disposição dos bancos em liberar crédito”.

Com o aumento da demanda – na média diária as vendas subiram 5,8% em setembro com relação a agosto, passando de 9,4 mil para 9,9 mil automóveis, comerciais leves e pesados –, o estoque na rede de concessionárias caiu de 41 dias para 39 dias no mesmo comparativo. “Há um ano, em setembro de 2016, nosso estoque estava em 51 dias”, informou Assumpção Jr.

As vendas de automóveis e comerciais leves totalizaram 193.580 unidades em setembro, queda de 7,76% sobre agosto (que teve três dias úteis a mais) e crescimento de 29,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.
A Fenabrave também apresentou balanço do número de concessionários no País, que hoje está em 7,3 mil pontos de venda. De janeiro de 2015 até julho deste ano o número foi reduzido em 1.310 revendas, sendo que 1.876 deixaram de operar, enquanto outras 566 abriram suas portas. “O número de funcionários baixou de um pico de 470 mil para 330 mil, um quadro de mão de obra ainda bastante expressivo”.


Foto: Divulgação/Fenabrave

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!