Por Alzira Rodrigues

Com dois feriados – o de Finados e o da Proclamação da República – e apenas nove dias úteis, a primeira quinzena de novembro mantém ritmo de vendas similar ao dos dois últimos meses, com possibilidade de o mês fechar próximo de 200 mil unidades, de acordo com fontes do mercado.

Na quinzena foram emplacados 83,5 mil veículos, o que representa média diária de 9,3 mil unidades. Como, no entanto, teve o feriado prolongado de Finados no início do mês, quando normalmente o dia útil da emenda é mais fraco, verifica-se um volume diário maior da semana passada para cá. Concessionários informam que teve dia com vendas próximas a 10 mil unidades, um número que a Anfavea considera factível de o setor atingir neste final de ano.

Como ainda faltam onze dias úteis para o mês acabar, a estimativa do mercado é de que as vendas ao final de novembro fiquem entre 195 mil e 200 mil unidades. Em outubro foram comercializados 202,8 mil veículos, 1,8% a mais do que em setembro, quando foram emplacadas 199,2 mil unidades. O melhor mês até agora, com total de 23 dias úteis, foi o de agosto, quando as vendas atingiram 216,5 mil veículos.

Até o final de outubro o volume total de emplacamentos no País chegou a 1.822.616 veículos, ou seja, até a terça-feira, 14, já superou a faixa de 1,9 milhão, com perspectiva de ultrapassar os 2 milhões até o fim do mês. A General Motors mantém a liderança tanto no ranking por marca, com fatia acima de 18%, como também no de modelos, com o Onix consolidando a cada mês sua posição de automóvel mais vendido no País. Fiat e Volkswagen aparecem na sequência, com apenas 1 ponto porcentual de diferença na participação acumulada, respectivamente de 13% e 12%.


Foto: Divugação/GM

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!