Por Joel Leite

A Chery foi a marca que mais cresceu no mercado interno em 2017, embora suas vendas tenham ficado bem longe dos planejado. A chinesa fechou o ano com apenas 8.433 carros vendidos, o suficiente para obter um invejável porcentual de aumento de 73,1%, num período em que o mercado cresceu apenas 9,4%.

As marcas com menor volume de vendas foram as que mais cresceram no ano passado. Outra chinesa, a JAC, obteve a terceira maior variação positiva: 40,2%, também com o reduzido volume de 3.823 veículos. Na segunda posição aparece a Jeep, que embora não esteja entre as maiores do mercado brasileiro, vendeu um volume considerável no ano passado — 88.208 unidades —, o que lhe garantiu a nona posição no ranking por marcas  e um aumento de quase 50% (49,4%).

A Nissan, também na lista das dez mais, foi a quinta marca que mais cresceu: vendeu 29,4% a mais do que em 2016. Na frente dela, em quarto lugar, outra pequena: a Suzuki, com aumento de 32,1%. E a Kia ficou em sexto lugar, cresceu 21,7% em relação a 2016.

A primeira grande que aparece no ranking é a Volkswagen, que vendeu 43,6 mil carros a mais do que no ano anterior, variação de  19,1% (272.081 unidades vendidas)

Ford e GM também estão na lista das que cresceram acima da média: a primeira teve alta de 14,5%, enquanto a segunda cresceu 14%. Já a Fiat ficou bem aquém da média do mercado: suas vendas aumentaram apenas 4,5%.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

 


 

George Guimarães
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