O Procon acaba de anunciar mais três recalls envolvendo o setor automotivo, com convocações da Mercedes-Benz, FCA e Grupo Caoa. O da Mercedes-Benz contempla modelos da linha Classe C, o da FCA refere-se à picape RAM 2500 e o do Grupo Caoa os veículos Hyundai Azera e Sonata.

A Mercedes-Benz do Brasil convocou na sexta-feira, 22, os proprietários dos modelos Classe C fabricados de janeiro de 2013 a março de 2015 a agendarem junto a uma concessionária da marca a inspeção e, se necessário, a substituição dos anéis de contato da coluna de direção. O chamado envolve os chassis (não sequenciais) WDD2040311A830162 a WDD2043311G413467. No comunicado emitido ao Procon, a Mercedes-Benz informa ter constatado a possibilidade de certos componentes da coluna de direção (anel de contato elétrico e anel de proteção) apresentarem inconformidade de instalação.

Em hipótese de mau funcionamento ou ruptura do anel de contato, pode haver uma descarga elétrica que ativa o alerta de funcionamento do airbag e a luz indicativa no painel do automóvel. Em situações extremas, a descarga pode ocasionar a deflagração involuntária do airbag do motorista. Estas circunstâncias aumentam o risco de acidentes com danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.

Também na sexta-feira, 23, a FCA comunicou recall envolvendo os veículos picape RAM 2500 equipados com transmissão automática, com alavanca na coluna de direção – ano/modelo 2010, 2012, 2014, 2016, 2017 e 2018, chassis de 100189 a 586430 – sobre a possibilidade de a alavanca da transmissão automática mover-se da posição P (park), ou qualquer outra posição, sem a chave na ignição e/ou o pedal do freio acionado.

No comunicado, a empresa informa que eventual movimentação inadvertida da alavanca da transmissão automática aumenta a possibilidade de deslocamento inesperado do veículo, podendo resultar em danos físicos e materiais ao motorista, passageiros e terceiros.

Segundo a FCA, os proprietários serão convocados por carta para agendarem o reparo em uma das concessionárias da rede RAM à medida que a solução definitiva estiver disponível para cada um dos anos/modelos envolvidos. A empresa fará nova convocação na mídia assim que a solução estiver disponível para todos os veículos envolvidos. Para consultar os chassis envolvidos e mais informações, a FCA disponibiliza o telefone 0800 702 7150 e o site www.ram.com.br.

Por fim, da quinta-feira, 22, a Caoa Montadora de Veículos, importadora e distribuidora oficial dos veículos Hyundai, convocou os proprietários dos veículos Azera (ano/modelo 2007 a 2010) e Sonara (ano/modelo 2007 a comparecerem a uma concessionária autorizada para substituição do Kit Relê do ABS.

Os chassis envolvidos (não sequenciais) são KMHFC41DP7A200914 a KMHFC41DBBA559875 no caso do Azera e KMHEU41FP8A502587 a KMHEU41FP8A502592 na linha Sonata, envolvendo nesse caso apenas duas unidades. No comunicado, a empresa informa que, devido a uma falha na caixa de fusíveis instalada no compartimento do motor, alguns dos componentes podem apresentar resistência alta, ocasionando uma anomalia elétrica no módulo do sistema de freios ABS.

O ABS pode não funcionar corretamente, levando à perda de assistência e gerando riscos em frenagens bruscas, com a possibilidade de travamento das rodas e risco de colisões. A empresa esclarece que com a falha, o sistema de frenagem funciona operando como um sistema convencional. O recall do Grupo Caos tem duas fases. A primeira, a partir de 26 de fevereiro, envolve agendamento para efetuar reparo intermediário preventivo com a inspeção e, se necessária, substituição dos fusíveis. Para a segunda fase, a partir de 2 de julho, a empresa está providenciando a produção de um kit de novas peças para solucionar permanentemente o problema.


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!