Faturamento em janeiro teve alta de 25,2% sobre dezembro e de 31,4% na comparação interanual

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br
Segundo o Sindipeças, até era esperada uma alta sobre dezembro, devido ao menor número de dias úteis do mês, mas não tão elevada como a registrada em sua pesquisa conjuntural. Para a variação acumulada em 12 meses, o crescimento do faturamento atingiu 23,4%. A performance demonstrada pelas autopeças reflete, de acordo com a pesquisa da entidade, os bons números da indústria automobilística no ano passado e início do atual.
Leia mais
→Produção de veículos tem melhor janeiro desde 2014
→Sindipeças aposta em alta de 9% nas exportações
As vendas para as montadoras, que respondem por 61% dos negócios do setor, avançaram 24,5% frente a dezembro, 33,7% no comparativo com janeiro de 2017 e 33,4% no acumulado em 12 meses. O canal da reposição teve altas de, respectivamente, 27,8%, 21,1% e 9,7%. “Esse mercado, que vivenciou momento positivo nos anos de crise, tem preservado o crescimento, embora a taxas decrescentes devido ao aumento das negociações com veículos novos”, destaca o Sindipeças.
As vendas intrassetoriais, por sua vez, tiveram crescimento da ordem de dois dígitos em todas as bases de comparação: 30,1% na comparação mensal, 25,4% na passagem interanual e 19,7% no acumulado em 12 meses. Já as exportações, em dólar, tiveram avanços de 26,9% na comparação mensal e de 32,2% em termos interanuais.
A conquista de novos mercados pela indústria brasileira de autopeças tem sido decisiva, segundo o Sindipeças, para a melhoria dos negócios no Exterior. Com os bons números do mês, janeiro fechou com o uso de capacidade atingindo 67% – em dezembro ficou em 63%.
Leia mais
→Sindipeças incrementa ações na área externa
“Note-se que esses resultados se perfilam com a geração de empregos no setor, cuja variação foi de 2,6% frente a dezembro”, ressalta o Sindipeças no seu relatório de pesquisa conjuntural. “A comparação com janeiro de 2017 mostra evolução de 17% e na variação acumulada em 12 meses, de 12%. A recuperação do mercado de trabalho é mais um elemento que permite identificar a retomada do setor”.
Foto: Divulgação/Delphi
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…