Mercado

O vaivém dos modelos no mercado automotivo

Ka é vice-líder no ano e Kicks supera Compass entre os SUVs em março

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br

O topo do mercado continua sem mudanças, com a General Motors liderando as vendas por marca e também por modelo, com o hatch Onix. Mas a briga pelos demais lugares no ranking dos automóveis mais emplacados no País está acirrada. O vice-líder em 2017, o Hyundai HB-20, está sendo superado esse ano pelo Ford Ka, que ocupou a posição tanto em março como no trimestre.

O Nissan Kicks, 3º colocado no segmento de SUVs no acumulado do ano – e 5º no ano passado, tirou a liderança do Jeep Compass em março, que passou para o 3º lugar, sendo superado também pelo Honda HR-V no mês. O Renault  Kwid, oitavo colocado no trimestre, saltou para o 5º lugar em março, superando o Polo em volume de venda, que ficou em 6ª no mês mas no acumulado é o 4º.

 

Em março, as vendas do Onix totalizaram 12,9 mil unidades, enquanto as do Ka ficaram em 9,8 mil e as do HB-20 em 9,2 mil. O Chevrolet Prisma emplacou 6,6 mil unidades e o Kwid, 6,45 mil. Na sequência vêm Polo (6.149), VW Gol (5877), Kicks (5.532) Corolla (5.395) e HR-V (5358).

Tais números mostram que apenas 1,2 mil unidades separam o 4º colocado do 10º em março, o que indica que a dança das cadeiras no top 10 deve se manter nos próximos meses. No mês passado, por exemplo, dois modelos que estão entre os dez mais vendidos no trimestre ficaram fora dessa relevante lista – foram eles o Compass e o Fiat Argo. Entraram o Kicks e o HRV.

Um dado também curioso é a convivência no top 10 de modelos antigos no mercado com lançamentos recentes, caso do Gol e do Polo. As vendas dos dois automóveis da Volkswagen são bem próximas – 6.149 e 5.877 no mês, respectivamente, e 17.721 e 16.257 no trimestre. Mas os modelos mais novos hoje dominam com folga o ranking, em detrimentos dos mais antigos.

Leia mais

Pré-venda do Novo Polo teve 4 mil pedidos

Enquanto vê seu compacto Kwid subindo, a Renault tem o March, antes seu principal modelo, na 38ª colocação no trimestre, com apenas 3.593 unidades licenciadas. O mesmo acontece no caso da Fiat, que no final do ano passado tirou o Palio de linha. Ao mesmo tempo em que o Argo entrou em março para a lista dos dez mais vendidos, o Uno ocupa hoje apenas o 40º lugar no ranking, com somente 2.974 emplacamentos em três meses.

No segmento de SUVs, menos de quinhentas unidades separam o 1º e o 3º colocado no acumulado do trimestre. O Compass emplacou no período 12.978 unidades, seguido do HR-V, com 12.832 e do Kicks com 12.320.

A disputa também é acirrada entre o 4º e 5º colocado, o Hyundai Creta e o Jeep Renegade. Suas vendas nos primeiros três meses do ano foram de, respectivamente, 9.615 e 8.965 unidades.

Veículos de maior participação nas vendas das marcas

MarcaModelo %
CitroënC382
Peugeot20882
NissanKicks70
HondaHR-V67
RenaultKwid50
HyundaiHB2048
JeepCompass48
VolkswagenPolo33
General MotorsOnix31
FiatStrada25
ToyotaCorolla22
Fonte: Fenabrave

Fotos: Divulgação/Nissan, Ford, Jeep

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás