Por Alzira Rodrigues| alzira@autoindustria.com.br

As montadoras instaladas no País deixaram de produzir entre 70 mil e 80 mil veículos por causa da paralisação do transporte na última semana de maio. Todas elas ficaram pelo menos uma semana sem operar e somente na segunda-feira, 4, houve a retomada das linhas, hoje praticamente normalizadas.

Ao divulgar o balanço do setor na quarta-feira, 6, o presidente da Anfavea, Antonio Megale, estimou que serão necessários de dois a três meses para o setor recuperar a produção perdida.

“O impacto foi grande. Perdermos em torno de 25 mil unidades no mercado interno e 15 mil nas exportações. Esta semana a produção voltou ao normal e as montadoras vão tentar recuperar as perdas com hora extra, trabalho aos sábados e outras medidas do gênero. Mas a greve ainda deve refletir nos números de junho”.

Apesar dos problemas provocados pela paralisação do transporte de cargas, Megale continua apostando em um produção acima de 3 milhões de veículos este ano. A indústria automotiva continua ampliando quadro de mão-de-obra e já contratou 4,1 mil trabalhadores este ano, dos quais 600 no mês passado.

Balanço – Em função do movimento grevista, pela primeira vez no ano a indústria automotiva registrou queda em relação ao mesmo mês de 2017.

Leia mais

Produção mensal de veículos pode recuar pela primeira vez em 2018

Foram fabricados em maio 212,3 mil veículos, volume 20,2% inferior ao de abril (266,1 mil) e 15,3% menor do que o registado no mesmo mês do ano passado (250,7 mil).

No acumulado do ano, no entanto, o desempenho é positivo em 12,1%, com 1.178.166 unidades produzidas até maio, contra total de 1.050.911 veículos fabricados nos primeiros cinco meses de 2017.

O presidente da Anfavea também comentou sobre o mercado interno, destacando que maio teria sido o melhor mês do ano se não tivesse ocorrido o movimento dos caminhoneiros. O mês fechou com 201,9 mil emplacamentos, o que representou queda de 7,1% sobre abril.

Leia mais

Greve reduz venda de veículos em maio

Com relação a maio do ano passado houve crescimento de 3,2% nas vendas internas e no acumulado do ano a alta é de 17%, com total de 964.722 licenciamentos no período de janeiro a maio deste ano.


Foto: Divulgação/GM

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!