Determinação é do Ministério dos Transportes alemão que constatou irregularidades no software de controle de emissões de modelos da Mercedes-Benz
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
Fraude de manipulação no controle de emissão de poluentes nos carros a diesel tem mais um capítulo. O Grupo Daimler está sendo obrigado pelo governo alemão a realizar recall em 774.000 veículos na Europa para atualizar o software, especialmente dos motores dos modelos Mercedes-Benz Vito, Classe C e GLC.
A determinação partiu do Ministério do Transporte, em comunicado assinado pelo ministro Andreas Scheuer, após reunião com o CEO da Daimler, Dieter Zetsche, pela segunda vez em duas semanas. O governo está “ordenando o imediato recall em virtude dos dispositivos ilegais de desligamento”, diz a nota oficial.
Segundo as agências de notícias internacionais, apesar de ser um revés para uma empresa que tem negado de maneira veemente qualquer tipo de fraude, a reprogramação do software mostra que a Daimler provavelmente escapou de medidas bem mais severas como multas bilionárias ou mesmo a correção do hardware, no caso os motores. A imprensa alemã disse que após o anúncio, Zetsche se limitou a dizer aos repórteres que as negociações com o governo foram “construtivas”.
Leia mais
→Daimler tem resultados recordes em 2017
O recall da Daimler surge quase três anos depois do escândalo do Dieselgate protagonizado pela Volkswagen. Mas diferentemente da Daimler, que rejeita as irregularidades, a montadora de Wolfsburg admitiu enganar os testes oficiais de emissões e enfrenta custos superiores a € 26 bilhões em multas, recompras e compensações no mundo todo.
Analista da agência de consultoria Evercore ISI, de Londres, Arndt Ellinghorst, em entrevista para a Automotive News Europa, estima que o recall custará ao Grupo Daimler em torno de € 100 milhões. “Com o recall, as multas estão fora de mesa.”
Anteriormente, em reportagem na revista alemã Der Spiegel, o próprio ministro Andreas Scheuer chegou a ameaçar a Daimler com multas relacionadas às emissões de poluentes em motores a diesel de € 3,75 bilhões.
Foto: Daimler Group/Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.