Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O Grupo BMW Brasil, por meio dos seus engenheiros do Centro de P&D localizado em Santa Catarina, teve participação no processo de testes dos sistemas de infotainment e telemática do modelo Série 1 Sedan, que acaba de ser lançado no mercado mexicano,

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte desse processo. Isso nos motiva a seguir evoluindo em nossa missão de expandir cada vez mais nossas pesquisas nas áreas de conectividade e telemática aqui no Brasil”, comemora Stefan Fikar, gerente sênior de sistemas eletrônicos da BMW Brasil. “O modelo mexicano é importante para diversos testes de engenharia feitos no País e que podem ajudar outros mercados globais”.

O BMW Série 1 Sedan não será comercializado aqui no Brasil, mas passou por testes locais de campo para validação dos sistemas embarcados de conectividade e navegação. No México, ele será comercializado em duas versões de motorização: BMW 118iA Sedan Sport Line e BMW 120iA Sedan Sport Line. O primeiro é equipado com um motor de três cilindros, TwinPower Turbo, com 136 cv, e tem motor de quatro cilindros, TwinPower Turbo, com 192 cv.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo BMW no Brasil realiza testes de avaliação de tecnologias de navegação e de adequações do sistema BMW ConnectedDrive para diversos mercados. O Brasil colabora, assim, para o aprimoramento de inúmeros projetos que abarcam equipamentos de infotainment e telemática, dentre os quais dispositivos de assistência à condução de veículos, monitoramento de informações de trânsito em tempo real, realidade aumentada e captação de dados por meio de antenas.

Mais especificamente para o mercado brasileiro, o Centro de P&D segue trabalhando no aperfeiçoamento de reconhecimento de voz em português e das conexões de telemática com operadoras de telefonia móvel do País. O centro iniciou sua operação há cerca de dois anos e, segundo a fabricante, possui relevância estratégica na concepção e desenvolvimento de tecnologias tanto para o Brasil quanto para o BMW Group em âmbito global.

Atualmente, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Santa Catarina conta com instalações altamente equipadas e uma frota completa de veículos de teste em operação. Além do Brasil, o Grupo BMW possui áreas dedicadas à P&D na Alemanha, Áustria, China, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.


Foto: Divulgação/BMW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!