A ZF fechou acordo de fornecimento com a Marcopolo para a produção do Attivi, o primeiro ônibus elétrico integral da fabricante de Caxias do Sul (RS). O contrato representa a estreia da sistemista no suprimento de componentes para veículos elétricos no País.

Os Attivi elétricos já começaram a sair da linha de montagem e recebem da ZF o compressor E-comp, produzidos na unidade de Hanover, na Alemanha, e os amortecedores Air Spring, vindos da ZF na Argentina.

Para a ZF, o acordo se apresenta com perspectivas favoráveis, uma vez que há uma parcela de prefeituras ao redor do País com metas e políticas para promover a descarbonização na mobilidade urbana.

“A expectativa é que a produção voltada para o novo Attivi Integral supere 100 unidades por ano, o que é um bom resultado, considerando que a frota de ônibus elétricos ainda é pequena no País”, estima Silvio Furtado, vice-presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industria da ZF América do Sul.

Os componentes da ZF foram submetidos a testes de validação, bem como recalibrados para aplicação em ônibus, um modelo com carroceria de 13,25 metros de comprimento, capacidade para 89 passageiros e alcance de 250 km.

LEIA MAIS

→ZF acumula 100 mil transmissões 6S480 produzidas no País

→ZF expande linha de produção de airbags em Limeira

→ZF eleva a régua tecnológica para veículos comerciais


Foto: Marcopolo/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!