Mercado

Reposição é caminho mais fácil para os faróis de led no Brasil

Tecnologia que garante maior e melhor luminosidade ainda tem participação restrita no mercado interno de veículos

Por George Guimarães | george@autoindustria.com.br

O mercado brasileiro de iluminação automotiva a Led é ainda incipiente, bastante até. Poucos modelos nacionais são fabricados com lanternas ou setas com a tecnologia. Faróis? Um ou outro tem como opcional. Presença mais notável mesmo somente em carros importados e ainda assim de marcas premium. No entanto, há oportunidade bem mais promissora: o segmento de reposição.

A Lumileds, divisão da gigante Philips, empresa que produz e fornece lâmpadas para o setor há mais de um século, tem explorado esse filão globalmente e trabalha para ampliar a utilização principalmente de faróis com lâmpadas a Led nos automóveis, caminhões e motocicletas no País.

Além da maior durabilidade, lâmpadas de Led são bem mais eficientes, assegura a empresa: ou seja, permitem ver e ser visto melhor. Segundo a Lumileds, suas lâmpadas, vendidas com a marca Philips, todas importadas de várias bases produtivas na Europa e Ásia, têm 160% mais luminosidade do que uma convencional halógena.

Sem explicitar números, João Paulo Borgonovi, diretor geral da divisão automotiva da Lumileds na América Latina, reconhece que o custo ainda é claramente um limitador para expansão mais robusta das vendas desses produtos, que são utilizados também na iluminação interna dos veículos e já mais comumente nos quadros de instrumentos.

E não só aqui. Mundialmente a participação da tecnologia ainda é tímida: está presente em algo como 5% do faróis.

LEIA MAIS

→Reposição: mercado reduz ritmo de crescimento.

→Importações de autopeças alemãs crescem 40,2%

→Nova geração de lâmpadas LED da Phillips

De qualquer maneira, a tendência é de crescimento dessa fatia. “O led está substituindo sobretudo as lâmpadas de xênon ”, ilustra Borgonovi, referindo-se a outra tecnologia que passou longe das linhas de montagem brasileiras de veículos desde seu surgimento, no início dos anos 90, e que ainda é conhecida por sua utilização em veículos mais caros.

Investir na reposição, assim, é o caminho mais viável — e fácil —  para a empresa elevar a presença dessas lâmpadas no mercado latino-americano. Até porque o aftermarket responde por cerca de 60% do faturamento da divisão automotiva da Lumileds no Brasil, o maior mercado na região, cabendo os 40% restantes ao fornecimento direto aos fabricantes de veículos.

No mundo todo, compara Borgonovi, a relação é quase inversa: 70% para montadoras e 30% para a resposição. A operação comandada por ele, que congrega os principais mercados latino-americanos fora o México, responde por algo como 5% a 6% das vendas globais para o mercado original e “perto de dois dígitos” do aftermarket da divisão, com representação em 66 países.

No entanto, a própria empresa faz questão de alertar que não basta ao consumidor apenas comprar as novas lâmpadas e colocá-las nos faróis que originalmente contam com as halógenas. Diferente do xênon, o Led está previsto em resolução do Contran, é permitido portanto, mas demanda  adequação do documento do veículo.


Fotos: Divulgação/Lumileds

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás