Kia

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Kia Motors Corporation apresentou mais uma evolução de seu SSZ, Sistema de Som Separado (SSZ). A tecnologia, ainda em desenvolvimento, permite que cada passageiro de um veículo acesse individualmente conteúdos de áudio, como músicas, chamadas telefônicas de viva voz e alertas, sem a necessidade de fones de ouvido e sem incomodar os demais ocupantes.

O sistema cria e controla campos acústicos no carro. Assim, cada um dos ocupantes pode ouvir isoladamente uma música, por exemplo, ao conectar seu smartphone via Bluetooth — sem interferência  nos fluxos de áudio dos outros passageiros. Os  alto-falantes instalados no veículo podem reduzir ou aumentar os níveis de áudio das ondas sonoras, o que impede a sobreposição de sons ouvidos em cada assento.

“Na era da navegação autônoma, os clientes exigirão opções de entretenimento cada vez mais personalizáveis ​​dentro de seus veículos”, avalia Kang-duck Ih, pesquisador do Laboratório de Pesquisa NVH da Kia.

Dentre outras possibilidades, as chamadas telefônicas hands-free também podem ser isoladas para cada passageiro, garantindo a privacidade das conversas telefônicas, assim como também sons desnecessários para o passageiro, mas importantes para o motorista, eliminados. Quem, como passageiro, já não se incomodou com os alertas dos sistemas de navegação?

LEIA MAIS

→Bosch e Daimler escolhem Califórnia para testes de veículos autônomos em cidades

→Continental busca parceiros para antecipar tecnologias

O  SSZ ainda não está no mercado, apesar de seu desenvolvimento já ter consumido perto de quatro anos de pesquisas e experimentações. A expectativa da Kia, entretanto, é de que sua produção comercial deva ser iniciada em no máximo mais dois anos.


Foto: Divulgação/Kia

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!